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Politica Brasil
Terça - 17 de Janeiro de 2006 às 13:27
Por: JOSÉ LUIS LARANJA

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A região do Vale do Araguaia já começa a viver do sonho à realidade. A recuperação da rodovia Br-158 está definida pelos governos Estadual e Federal e terá o ponta-pé inicial com o asfaltamento de 17 quilômetros entre Canarana e Ribeirão Cascalheira . A importância dessa obra em âmbito regional é muito grande e o deputado Alencar Soares (PP), um dos parlamentares que mais têm se empenhado quanto ao futuro da BR, define a importância dessa rodovia para o Estado, como um marco para a expansão do Araguaia.

“Não temos medo de errar ao afirmar ser importante fator de desenvolvimento econômico, principalmente se compreendido como elo integrador de movimentos da economia do Mercosul”, lembrou o deputado Alencar Soares (PP). Diante desse aspecto, o parlamentar participou da uma audiência pública, em Água Boa (750 quilômetros de Cuiabá), quando foi discutido o assunto, que contou com empresários, técnicos, vereadores, prefeitos, secretários estaduais, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) e sociedade.

Com a garantia de liberar R$ 31,5 milhões para a obra da BR-158, a construção da rodovia está orçada em R$ 63,6 milhões. Os investimentos serão feitos em partes iguais pela União e Governo de Mato Grosso. Desses R$ 31,8 milhões da União, R$ 23 milhões foram conquistados por meio de emendas dos parlamentares.

A visita do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, no mês passado na região do Araguaia, reforçou a iniciativa dos parlamentares mato-grossenses para recuperar a rodovia. Durante a visita, o ministro passou por Barra do Garças e Água Boa, e assinou convênio para iniciar as obras no trecho entre Canarana e Ribeirão Cascalheira.

Ao todo, na Br-158 faltam ainda 450 quilômetros de pavimentação asfáltica em Mato Grosso, mas esse obstáculo pode estar com seus dias contados. A audiência pública resultou na elaboração de um documento que foi encaminhado ao Ministério dos Transportes. Soares defende que a participação da sociedade e de seus representantes acelere o início das obras.

“Entendemos ser nossa obrigação discutir esse assunto, pois todos sabem que, o Araguaia é um grande pólo de desenvolvimento estadual e nessas condições necessita de uma rodovia bem estruturada”, afirmou Alencar.

Entre as inúmeras necessidades de se recuperar essa rodovia, o deputado destaca também a manutenção das estradas que circundam o Vale do Araguaia de maneira. Pois, segundo ele, o mau estado de conservação da malha viária acarreta maiores custos no transporte, fato que encarece o preço da mercadoria que chega ao consumidor final”, explicou o deputado.

Para a recuperação da BR-158, a Assembléia Legislativa, Governo do Estado e Federal firmaram um acordo. Os governos federal e estadual entram com R$ 30 milhões e 800 mil, cada. Como forma de o governador Blairo Maggi viabilizar seu montante, cada um dos deputados concordou em abrir mão de R$ 500 mil do total destinado para suas emendas (R$ 1 milhão e 500 mil), perfazendo R$ 12 milhões.

Principais ações desenvolvidas pelo deputado Alencar Soares em 2005

- Autoriza o Poder Executivo parcelar débitos fiscais vencidos de IPVA e multas de trânsito estadual;

- Dispõe sobre a criação do Fundo Regional de Turismo do Vale do Araguaia (Fretur);

- Criação do programa saúde itinerante em Mato Grosso;

- Dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições financeiras a instalação de equipamentos de segurança em caixas eletrônicos; - Dispõe sobre a obrigatoriedade de todas as farmácias e drogarias a afixarem listas contendo os genéricos.




Fonte: Assembléia Legislativa

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