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Indígenas têm acesso garantido ao ensino superior com o ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) pré-selecionou 174 dos 1.217 candidatos indígenas que se inscreveram para concorrer a uma bolsa de estudo no ensino superior. Nesta edição, a seleção dos indígenas foi aprimorada em relação ao ano passado. No questionário de inscrição, o candidato precisou informar a que povo indígena pertence e em que aldeia ou terra indígena vive seu povo.
De acordo com Susana Grilo, consultora da Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, a modificação permitiu aos candidatos mostrar sua origem não só por meio da autodeclaração. Atualmente, cerca de 1,5 mil indígenas cursam o ensino superior. "Entrar no ensino superior é a primeira demanda deles. A segunda é a necessidade de cursos superiores interculturais, ou seja, que dialoguem com a cultura indígena", explicou.
Para atender essa reivindicação, o Ministério da Educação lançou, em 2005, o Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind). Estão sendo aplicados R$ 3 milhões para incentivar universidades a desenvolver projetos de cursos de licenciatura para a formação de professores indígenas que integrem ensino, pesquisa e extensão e valorizem a língua materna, a gestão e a sustentabilidade das terras e da cultura desses povos.
De acordo com Susana Grilo, consultora da Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, a modificação permitiu aos candidatos mostrar sua origem não só por meio da autodeclaração. Atualmente, cerca de 1,5 mil indígenas cursam o ensino superior. "Entrar no ensino superior é a primeira demanda deles. A segunda é a necessidade de cursos superiores interculturais, ou seja, que dialoguem com a cultura indígena", explicou.
Para atender essa reivindicação, o Ministério da Educação lançou, em 2005, o Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind). Estão sendo aplicados R$ 3 milhões para incentivar universidades a desenvolver projetos de cursos de licenciatura para a formação de professores indígenas que integrem ensino, pesquisa e extensão e valorizem a língua materna, a gestão e a sustentabilidade das terras e da cultura desses povos.
Fonte:
Mec
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324938/visualizar/
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