Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 13 de Janeiro de 2006 às 17:02

    Imprimir


O aposentado Antônio Jesus de Assis, 52 anos, é a primeira vítima de dengue do tipo 3 deste verão. Ele morreu no dia 23 de dezembro do ano passado depois de ser internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Morador de Vargem Pequena, Assis trabalhava em um loteamento no Recreio dos Bandeirantes quando começou a passar mal. No mês de dezembro, 257 casos da doença foram registrados na zona oeste da cidade.

O vírus tipo 3 da dengue foi identificado pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro em dezembro de 2000. Na última epidemia da doença no País, em 2002, o Rio foi o Estado onde ocorreram mais da metade dos casos - cerca de 65% do total registrado nacionalmente. Na ocasião, a infecção era resultado do vírus tipo 2.

A imunidade à doença é adquirida exclusivamente para o tipo de vírus adquirido. Desta forma, quem já teve dengue 1 está imune somente a esse tipo. Por isso, as autoridades sanitárias manifestam grande preocupação com a introdução da nova variante do vírus, já que a população não apresenta imunidade à dengue tipo 3.

Os sintomas iniciais do tipo 3 são os mesmos da dengue comum. Entretanto, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos. A pessoa sente fortes dores no abdome e alterna sonolência com agitação. Se não tratada nos primeiros estágios, a dengue hemorrágica pode levar à morte, já que a doença possui um índice de mortalidade superior a 50%.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325118/visualizar/