Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 13 de Janeiro de 2006 às 10:31

    Imprimir


O treinador chinês de atletismo Wang Dexian foi afastado por toda a vida por causa do doping de dois de seus atletas, entre os quais a corredora Sun Yingjie, bronze na prova de 10.000 metros do Campeonato Mundial de Paris em 2003, informou hoje a comissão antidoping do Comitê Olímpico Chinês.

A decisão foi divulgada depois que o comitê corroborou a suspensão por dois anos imposta à corredora de meia maratona chinesa, que deu positivo por androsterona após a final dos 10.000 metros nos Jogos Nacionais, em 16 de outubro, na qual ganhou a medalha de prata, um dia após ter conseguido o ouro na maratona.

A Federação Chinesa de Atletismo manterá a suspensão à campeã chinesa de maratona, apesar de um tribunal ter eximido-a de toda responsabilidade ao considerar que tinha sido drogada por outra atleta, informou em 20 de dezembro a imprensa chinesa.

Além do afastamento definitivo do treinador chinês, a federação impôs a Wang, assim como à maratonista, uma multa de 10.000 iuanes.

Sun deverá se submeter a quatro testes durante os dois anos de suspensão, e ausentar-se de qualquer um dos testes significará para a corredora também ser afastada definitivamente do esporte.

A androsterona era uma droga de amplo uso entre atletas na década de 80, mas foi proibida há anos.

Segundo a imprensa oficial, Sun é a "principal vítima" da campanha que a China se comprometeu a realizar contra o doping no esporte para os Jogos Olímpicos de 2008.

Neste ano, 27 desportistas deram positivo em exames antidoping, e alguns deles foram afastados das competições.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325229/visualizar/