Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 11 de Janeiro de 2006 às 18:41

    Imprimir


O governador Blairo Maggi anunciou na tarde da última terça-feira, na Praça dos Pioneiros, em Tangará da Serra, a implantação no município da sexta unidade do CEPROTEC – Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica.

O convênio que oficializará a implantação do complexo foi assinado pelo Governo do Estado e pelo Executivo Municipal no local do anúncio. A implantação efetiva do CEPROTEC, inclusive a contratação de professores e servidores deverá ter início nas próximas semanas.

A ativação do CEPROTEC foi uma vitória conquistada pelo município a partir de uma mobilização da Câmara Municipal. No dia 19 de setembro do ano passado uma audiência pública requerida pelo vereador e atual vice-presidente do Legislativo, José Jaconias da Silva (PT), foi o ponto de partida para viabilizar a instituição.

A audiência, realizada no Plenário Vereador Daniel Lopes da Silva, contou com as presenças da secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Maria de Barros Nogueira, da deputada estadual Vera Araújo (PT) e do presidente do CEPROTEC, Luiz Fernando Caldart. Na oportunidade, os representantes do Governo do Estado reconheceram a necessidade de colocar em operação o CEPROTEC de Tangará da Serra, uma vez que já existia a estrutura física, localizada na antiga área do clube Vasco da Gama.

À época, o vereador José Jaconias enfatizou a importância do CEPROTEC para Tangará da Serra e insistiu numa solução junto ao Governo do Estado. Informações extra-oficiais davam conta de que haveria entraves orçamentários no Paiaguás para equipar a instituição e também para dotar o mesmo dos recursos humanos necessários. “Queremos buscar uma solução. O que não podemos é deixar uma estrutura destas no abandono, se deteriorando com o tempo. Se não for para o Ceprotec, que seja aproveitado por um outro órgão ou entidade”, observou, naquela oportunidade, o vereador do PT. Porém, a questão orçamentária foi contornada para este ano de 2006 e a confirmação veio nesta terça-feira, menos de quatro meses depois, através de anúncio do Governador do Estado, Blairo Borges Maggi.

HISTÓRICO - Denominado anteriormente de CENFOR – Centro de Formação Profissional, o CEPROTEC de Tangará da Serra teve suas obras lançadas em setembro de 2002 pelo então governador Rogério Salles. As obras, quase concluídas, foram paralisadas em 2004.

Foram investidos, somente na estrutura física de 2.942,43 m2, R$ 1,82 milhões, sem contar os recursos destinados pela Administração Municipal, em 2002, para a aquisição da área. Se estivesse concluído, o CEPROTEC já teria gerado um investimento global de R$ 6 milhões em área física, capacitação de pessoal, compra e instalação de equipamentos.

Se o projeto for cumprido na íntegra, o CEPROTEC oferecerá o curso técnico em mecânica de máquinas agrícolas mais sofisticado do país, além de cursos voltados à construção civil, produtos cárneos, laticínios, informática, corte e costura, cosmetologia, hotelaria, cozinha, bioquímica, multimeios, linguagem e mecânica, podendo cada área gerar até outros quatro cursos.

A área física do Ceprotec já dispõe de 12 laboratórios, seis salas de aula, uma biblioteca, dependências administrativas e um auditório com capacidade para 120 pessoas. A capacidade é de pelo menos 10 cursos simultâneos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325718/visualizar/