Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 10 de Janeiro de 2006 às 07:26

    Imprimir


O ministério da Saúde da Turquia confirmou nesta segunda-feira que mais cinco pessoas foram identificadas como portadoras da variante H5N1 do vírus da gripe aviária, elevando o total de casos confirmados no país para 14.

Pelo menos duas crianças já morreram no país por causa desse vírus.

Quatro dos cinco novos casos anunciados pelo ministério da Saúde foram identificados nas Províncias de Kastamonu, Corum e Samsun, próximas ao Mar Negro.



O quinto foi na província de Van, no leste do país, a cerca de mil quilômetros de distância.

OMS

Ainda não se tem certeza do número de casos de gripe aviária provocados pela variante H5N1 no país, mas as indicações de que o vírus está se espalhando nas regiões rurais do leste turco na direção do oeste, mais urbanizado, são vistas como preocupantes.

De acordo com Sarah Rainsford, enviada da BBC a uma das regiões em que o vírus foi detectado, Dogubayazit, as autoridades estão encontrando dificuldades para combater a disseminação da gripe aviária.

Especialistas da Organização Mundial da Saúde estão na Turquia para estudar o avanço da doença no leste do país.

Eles estão avaliando exatamente como o vírus está sendo transmitido e orientando o governo turco no combate a uma possível epidemia.

Acredita-se que as crianças que morreram na Província de Van tenham tido contato com uma ave morta pela doença e teme-se que a irmã deles também tenha contraído o vírus.

Os especialistas vão também verificar se é possível descartar totalmente a hipótese de contágio entre humanos, o que, oficialmente, ainda não ocorreu e poderia provocar uma epidemia global.

Cerca de 12 mil aves já foram sacrificadas para tentar evitar a disseminação vírus no país.

Cerca de 30 pessoas estão internadas com suspeita de gripe aviária no hospital de Van, porém sem diagnóstico confirmado.

China e Indonésia

A China confirmou nesta segunda-feira o oitavo caso de infecção por gripe aviária do país.

A vítima é um garoto de seis anos que já está hospitalizado na província de Hunan, na China Central.

A Indonésia disse que testes locais indicam que um homem de 39 anos de idade morreu em decorrência do vírus no início do mês, após entrar em contato com aves mortas.

Se confirmada, esta será a 12ª morte por causa da doença na Indonésia.

Aumento

Também nesta segunda-feira, a OMS disse que nos últimos três anos, o número de pessoas confirmadas com o H5N1 aumentou de apenas três para 146.

Quase metade dos casos se revelaram letais.

Exceto a Turquia, todas as infecções humanas aconteceram no leste asiático. O Vietnã apresenta o maior número de casos.

A OMS disse que os resultados sugerem que casos mais brandos da infecção podem passar despercebidos.

Centenas de pessoas apresentaram sinais leves de gripe após terem entrado em contato com aves mortas ou doentes, apesar de não terem sido testadas para a detecção do vírus H5N1.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário