Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 05 de Janeiro de 2006 às 07:20

    Imprimir


Cerca de 3,7% do combustível comercializado em Mato Grosso tem algum tipo de irregularidade, segundo levantamento do Programa de Monitoramento da Qualidade da ANP. O índice é inferior à média nacional de 5,1%. O produto não está em conformidade quando há um desvio em relação às especificações definidas pela ANP e não representa adulteração. A adulteração é a adição ilegal de qualquer substância ao combustível.

O álcool é o que possui o maior índice de irregularidade, com 8,5% do total fora das especificações. No Brasil a média é de 6,7%. A maior parte das infrações estão ligadas à substituição do álcool hidratado (combustível) pelo anidro, produto misturado à gasolina.

Para solucionar o problema, a partir deste sábado as usinas deverão comercializar o álcool anidro com um corante de tom alaranjado. Assim será possivel a diferenciação entre os tipos de álcool. Entre a gasolina vendida em Mato Grosso 1,4% não está de acordo com as normas da ANP. A média nacional é de 3,7%.

Para o diesel o índice também é de 1,4% no Estado. No Brasil 4,9% do diesel está fora das especificações. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo), Fernando Chaparro, a adulteração de diesel tem aumentado com o uso do biodiesel caseiro, feito a partir de biomassa. No ano passado foi registrada queda de 40% na comercialização de diesel no município de Sorriso, por exemplo. O mal desempenho das vendas é atribuído à mistura de combustíveis feitos a partir de óleo de soja e cana-de-açúcar, entre outros.(AM)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327420/visualizar/