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Meio Ambiente
Quinta - 05 de Janeiro de 2006 às 06:56

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Aumentos nos preços não diminuem necessariamente o consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com um estudo do Centro de Pesquisa de Prevenção dos Estados Unidos. "Os nossos resultados mostraram que preços mais caros de álcool podem ou não causar redução nas vendas de álcool e nos problemas decorrentes”, afirmou Paul Gruenewald, que liderou a equipe de estudiosos.

O estudo, publicado pela revista especializada Alcoholism, aplicou modelos matemáticos sobre a relação entre preços, tipos e vendas de bebidas alcoólicas na Suécia entre 1984 e 1994.

A conclusão dos pesquisadores liderados por Gruenewald foi que os consumidores tendem a reagir a variações de preço comprando marcas de bebidas mais baratas.

Políticas

Isso significa, de acordo com os pesquisadores, que para um aumento de preços de bebida se refletir na diminuição total do consumo de álcool, os tipos mais baratos de bebida também têm que ser atingidos.

"O mesmo imposto pode ter diferentes impactos em diferentes mercados e com distribuições diferentes de preços", afirmou Gruenewald.

A equipe do cientista analisou os dados fornecidos pelo Systembolaget, a agência que detém o monopólio da venda de álcool na Suécia desde 1995.

Eles descobriram que, quando os preços foram aumentados 10% em todos os tipos de bebida, houve uma queda de 1,7% nas vendas.

Quando os aumentos foram de 10% ao todo, mas se concentraram principalmente nas bebidas mais caras, houve um aumento nas vendas de 2,8%.

No entanto, quando os preços das bebidas mais baratas foram aumentados, as vendas caíram 4,2%.





Fonte: BBC Brasil

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