Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 19:15

    Imprimir


A confiança do consumidor aumentou no quarto trimestre de 2005 na comparação com o período anterior, alavancada pelas expectativas positivas em relação a este ano, mas recuou frente o mesmo trimestre de 2004, mostrou pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta terça-feira.

O Índice Nacional de Expectativas do Consumidor (Inec) somou 101,9 pontos no último trimestre do ano, uma elevação de 2,9 por cento frente aos 99 pontos registrados no terceiro trimestre. Na comparação com o quarto trimestre de 2004, o recuo foi de 1,9 por cento.

"Em geral, o Inec do quarto trimestre costuma representar um avanço em relação ao trimestre anterior, notadamente devido às expectativas, usualmente mais positivas, em relação ao ano vindouro", afirmou a CNI em comunicado.

O Inec é construído com base em sondagem junto a cerca de 2 mil pessoas, que são questionadas sobre suas expectativas para o ano, suas intenções de compras e sobre o medo do desemprego, entre outras questões.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2005, os fatores que mais contribuíram para a elevação da confiança foram a melhora na avaliação das perspectivas para o ano (+16,3 por cento), das expectativas para a renda geral (+2,7 por cento) e das compras no trimestre (+2,1 por cento).

Frente ao quarto trimestre de 2004, a piora das expectativas em relação ao desemprego (-10,1 por cento) foi o que mais contribuiu para a queda do índice geral de confiança. Nesta mesma comparação, o indicador que mais melhorou foi a avaliação da inflação (+2,9 por cento).

A coleta de informações para o Inec do quarto trimestre ocorreu entre os dias 3 e 7 de dezembro




Fonte: reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327748/visualizar/