Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 30 de Dezembro de 2005 às 06:52
Por: João Carlos Caldeira

    Imprimir


¨Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente.¨ Carlos Drumond de Andrade

Não é simplesmente a mudança no calendário que instantaneamente muda nossa vida, nossa rotina, nossos sonhos e desejos. Não basta comprar uma nova agenda, estabelecer novas metas e objetivos, fazer promessas e orações. Independe menos ainda da roupa que se vai usar no reveillon, do champanhe, ou se irá beber, dormir, orar, se estará em Cuiabá, em Florianópolis ou em Paris.

A esperança de renovação, a mudança, o inusitado, o novo, estão dentro de cada um de nós, e ninguém, ninguém mesmo, pode mudar ou renovar o que nós mesmos não buscamos. Não basta querer, desejar, planejar, prometer: tem que ter atitude.

Por mais piegas ou banal que soe, comece pelas coisas simples do seu dia-a-dia!

Escolha uma tarde qualquer de 2006 e leve seus filhos para conhecer ou rever a beleza de cada animal do zoológico da UFMT. Aproveite e faça uma caminhada pelas trilhas do campus universitário e repare na beleza das árvores e pássaros do cerrado.

Vá ao Museu do Rio e veja no Aquário Municipal, a diversidade e riqueza de nossos peixes. Vá ao Parque Mãe Bonifácia e observe a vegetação exuberante, o relevo, a vista de Cuiabá, os sagüis brincando pelas árvores, tome uma água de coco e relaxe num banco.

Não deixe de ir à noite ao Sesc Arsenal, para ouvir uma boa música, poesia, assistir uma apresentação popular de dança, teatro ou participar do lançamento de um novo livro de um autor mato-grossense.

Assista às peças de teatro que conseguir, seja no teatro da UFMT, no Cefet, no Sesc Arsenal ou na escolinha de seus filhos.Vá aos shows dos seus artistas preferidos (até mesmo dos menos preferidos); cante, dance, solte a voz.

Em 2006, não deixe de ir com sua namorada, esposa, amigo, filho ou até mesmo sozinho ao cinema. Cuiabá tem o privilégio de possuir inúmeras salas confortáveis e de boa qualidade. Foi-se o tempo que os grandes lançamentos do cinema nacional e internacional demoravam meses para chegar aqui.

Num Domingos desses, vá com a família conhecer ou rever a Igreja da Boa Morte, Senhor dos Passos, do Rosário, Bom Despacho, Bom Jesus de Cuiabá e toda a beleza arquitetônica, histórica e religiosa que as cercam.

Quando hospedar algum amigo ou parente em sua casa, leve-o ao Monumento Ulisses Guimarães e a Praça das Bandeiras no CPA, a Casa do Artesão, ao Centro Geodésico da América do Sul e ao mirante no prédio da Prefeitura de Cuiabá.

Almoce nos melhores restaurantes da capital mais uma vez por mês prove o peixe tipicamente mato-grossense nas peixarias de Bonsucesso ou Passagem da Conceição. Nos finais de semana, visite as belezas de Nobres, das cachoeiras de Jaciara, do Pantanal de Cáceres, Poconé ou Barão de Melgaço. Vá também pescar e se divertir no lago de Manso e comer uma Galinha com Arroz em Chapada dos Guimarães.

Reserve um dia para ver o por do sol sob uma das cinco pontes que dividem Cuiabá e Várzea Grande e observe que apesar de tantos maus tratos, de tanto descaso e agressões, o Rio Cuiabá continua lindo, abençoando essa terra maravilhosa, e despojadamente desnudando a alma do povo desta estado. ¨Todo dia é menos um dia, menos um dia para ser feliz¨.

João Carlos Caldeira Empresário, jornalista e professor universitário. E-mail: joaocmc@terra.com.br




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/328358/visualizar/