Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 14:24
Por: NELSON FRANCISCO

    Imprimir


Em menos de três anos de administração, o Governo Blairo Maggi reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento regional e com a superação das desigualdades sociais. Com base no diagnóstico das ações em andamento ou dos projetos elaborados e o fomento das ações do Governo, será executado, a partir de janeiro de 2006, o MT Regional que levará oportunidade de desenvolvimento para todas as regiões num esforço conjunto de várias secretarias, entre elas as de Desenvolvimento Rural (Seder), Planejamento e Coodenação Geral (Seplan), Ciência e Tecnologia (Secitec), Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec).

A prioridade do MT Regional é a organização de um programa único de Estado para o desenvolvimento local e regional com agregação de renda, trabalho, inovação e competitividade das cadeias produtivas. Associado a parceiros privados e públicos, Municípios, produtores rurais, agroindústrias, lideranças e comunidade em geral, a meta do programa é desenvolver ações integradas para promover o desenvolvimento sustentável, conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente.

"Nunca acreditei tanto num programa de Governo como no MT-Regional, que em parceria com os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Social que estão sendo criados torna possível ações de grande repercussão voltadas ao pequeno produtor e pequeno empresário. É um programa que tem a pretensão de se perenizar independentemente das mudanças de comando dos Municipios ou Estado", disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.

De acordo como projeto, a função do Estado no programa será incrementar a diversidade de produtos, acelerar o processo de inovação tecnológica, além de melhorar a infra-estrutura, entre outras propostas. Os principais enfoques do MT Regional serão a definição de cadeias produtivas do agronegócio, arranjos produtivos locais e a conseqüente comercialização e industrialização.

Para tanto, a regionalização das ações vão ocorrer em dez pólos: Juína, Alta Floresta, São Félix do Araguaia, Baixada Cuiabana, Juara, Cáceres, Barra do Bugres, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop. Cada pólo abrangerá os Municípios vizinhos na implantação de suas cadeias produtivas. No caso de Juína, o pólo abrangerá os Municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena e Rondolândia.

Entre as principais cadeias e arranjos produtivos locais previstos no MT Regional destacam-se a agricultura e agropecuária orgânica, algodão, apicultura, avicultura, bovinocultura (carne, leite, couro), cacau, cana-de-açúcar, fruticultura, grãos (milho, arroz, soja, feijão e café), holericultura, madeira, mamona, mandioca, mineração, ovinocaprinocultura (ovelha e caprino), piscicultura, produtos naturais da biodiversidade (guaraná, palmito, castanha e fitoterápicos), serviços, suinocultura e turismo.

A equipe que elaborou o programa detectou como necessidade comum entre as regiões o desenvolvimento de um projeto regional integrado, programas de capacitação, agroindustrialização, programas de assistência técnica, fomento, financiamento, comercialização de produtos, incluindo normatização, certificação e selo, entre outras necessidades.




Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/328462/visualizar/