Arnaldo deve ir para Administração; Janete avalia Cultura; Saúde ainda é incógnita
Uma das possibilidades, para não tirar a indicação do PR junto à Administração, seria de reaproveitar o engenheiro Arnaldo Alves, que está deixando o Transporte e Pavimentação Urbano, que será conduzido por outro indicado da legenda republicana: Cinésio de Oliveira.
Silval retorna ao Paiaguás nesta quarta no final da tarde, após passar o feriado de Natal com familiares em Matupá e se deslocar a Brasília para assinar convênios. O governador pretende definir o comando de 3 secretarias "pendentes", que são Administração, Saúde e Cultura, de modo a entrar janeiro com o quadro recomposto dos 24 integrantes do primeiro escalão. Ele terá uma nova reunião com a cúpula do PR, que tende a referenciar a sugestão de Arnaldo assumir a SAD.
Na Saúde, continua impasse. O PP, detentor da cota, sugeriu dois nomes, o do prefeito em final de mandato Newton Miotto, de Pontes e Lacerda, e do médico em Cuiabá, Marcelo Sandrine. Silval não concorda com nenhuma das sugestões. No caso de Sandrine, que teria mais chances, há resistência porque este não tem experiência na chamada "prática de saúde pública". O governador comunicou ao cacique do PP, deputado Pedro Henry, que está "baqueado" por causa da condenação pelo STF por envolvimento no esquema do mensalão, que o substituto do secretário Vander Fernandes passará necessariamente por uma avaliação mais criteriosa do próprio chefe do Executivo estadual.
No caso da Cultura, Janete Riva segue como a mais cotada, sob indicação do PSD. Mas ela fez algumas exigências, entre elas de não aceitar interferências na pasta de pessoas do próprio governo. Silval aguarda para esta semana uma resposta definitiva ao convite feito há 15 dias à esposa do presidente da Assembleia, deputado José Riva. As demais pastas estão praticamente definidas. Confira abaixo.
Pastas e nomes na recomposição do secretariado do governo Silval
Casa Civil - Pedro Nadaf (PR)
Transporte e Pavimentação Urbana - Cinésio de Oliveira (PR)
Esportes e Lazer - Ananias Filho (será nomeado em janeiro)
Indústria, Comércio, Minas e Energia - Alan Zanatta
Meio Ambiente - José Lacerda
Cidades - Chico Daltro
Pastas sem alteração de comando
Educação - Ságuas Moraes (PT)
Trabalho e Assistência Social - Roseli Barbosa (PMDB)
Desenvolvimento do Turismo - Teté Bezerra (PMDB)
Ciência e Tecnologia - Áurea Regina (PSD)
Segurança Pública - Diógenes Curado
Casa Militar - Hildemar de Macedo
Justiça e Direitos Humanos - Paulo Lessa
Planejamento - José Gonçalo
Fazenda - Marcel de Cursi
Auditoria-Geral - José Alves Pereira
Comunicação Social - Carlos Rayel
Procuradoria-Geral - Jenz Prochnow Júnior
Secopa - Maurício Guimarães
Indefinidos
Saúde - indicação do PP
Cultura - Janete Riva (PSD) - avalia o convite
Administração - há possibilidade de Arnaldo Alves ser escolhido
Comentários