Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 21 de Dezembro de 2005 às 22:25
Por: Anderson Pinho

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) encerrou sua participação nos mutirões solidários conseguindo atender, em 2005, todos os 50 bairros contemplados no primeiro ano de execução do projeto. Segundo o balanço realizado pelo coordenador da SMTU no Mutirão Solidário, Edson Moura, o “Edinho”, o órgão cadastrou perto de 400 usuários do transporte coletivo para emissão do Cartão Transporte (CT). Também instalou 326 placas de sinalização, em atendimento a pedidos de moradores e entidades representativas.

Conforme Edinho, em alguns bairros de Cuiabá, das reivindicações encaminhadas ao coordenador do projeto, o secretário municipal de Infra-estrutura, Andelson Gil do Amaral, 100% delas foram atendidas. Foi o caso do 42° Mutirão Solidário realizado no bairro Jardim Aroeira. Quatro dias após o recebimento da reivindicação, a SMTU iniciou as obras solicitadas pelos moradores.

“O local recebeu quebra-molas, sinalização horizontal e vertical, faixa de pedestres em frente à Escola Municipal de Educação Básica “Diva Hugueney”, localizada na Avenida Principal daquele bairro”, disse o coordenador da SMTU no projeto. As imediações da escola, que abriga 900 alunos nos dois turnos, receberam placas de advertência e obrigação de pare. SMTU ainda instalou taxões bidirecionais amarelos e pintura a frio. Além disso, a SMTU reativou o itinerário de ônibus, conforme desejo dos moradores, que havia sido alterado na administração anterior.

Edinho reforça que bairros que sequer tinham sinalização de trânsito receberam um tratamento completo. Bairros como Poção, Alvorada, Doutor Fábio e Três Barras receberam atenção especial face às necessidades dessas comunidades. O engajamento da SMTU nas atividades do mutirão foi reconhecido pelo próprio Andelson. Edinho registrou 100% de presença nos 50 mutirões. Como prêmio, foi convidado a escolher onde seria realizada a edição de n° 49 do Mutirão Solidário.

“Escolhi o bairro Chácara dos Pinheiros por reunir os requisitos para realização do mutirão, mas me senti lisonjeado com esse reconhecimento. Não fiz mais do que minha obrigação”, responde Edson Moura. Para 2006, a comissão organizadora do Mutirão Solidário planeja fazer o aprimoramento do projeto sem perder o foco de levar até os bairros serviços essenciais.

“Não importa o tamanho, a idade e a localização dos bairros, os problemas são sempre os mesmos”, disse ele. Conforme ele, a Prefeitura de Cuiabá estuda a possibilidade de realizar dois mutirões solidários por sábado, proposta que será submetida à análise do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos.

O segundo ano de realização do projeto “Mutirão Solidário” está previsto para começar na segunda semana de janeiro de 2006. Em quatro anos desta gestão serão atendidos 200 bairros da Capital.





Fonte: Diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329406/visualizar/