Literamérica 2006 já está sendo planejada
A expectativa do secretário de Estado de Cultura, é ampliar ainda mais o evento, fortalecendo ações de integração nacional e internacional.
Representantes de 12 países participaram, entre embaixadores, adidos culturais e escritores como Edwin Madrid (Equador), Adlin Prieto (Venezuela), Luis Brito (Venezuela), Ana Quiroga (Argentina), Ana Ribeiro (Uruguai) e Blanca Gomes (Colômbia), entre outros. Estudiosos e especialistas em diversos setores da produção cultural, de renome nacional, marcaram presença participando de debates, mesas redondas, seminários etc, todos com ótima presença de público.
A Literamérica 2005 recebeu intensa visitação que se espalhava pelos 122 estandes. Mais de 65 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos do Pantanal em cinco dias (20 a 25 de setembro). Caravanas de mais de 150 escolas, de Cuiabá e do interior, compareceram. A presença dos três escritores homenageados, Manoel de Barros, Ricardo Guilherme Dicke e Wlademir Dias Pino, todos de projeção internacional e amplo reconhecimento perante a crítica especializada, foi outro aspecto que foi comemorado pelos organizadores.
Paralelo a Literamérica aconteceram o 2º Encontro da Diversidade Cultural de Mato Grosso e o Fórum Nacional de Secretários de Estado de Cultura. Apresentações musicais e cênicas regionais e nacionais completaram a programação em atividades em diversos locais da Grande Cuiabá.
Comentários