ESPECIAL - Lagoa Paiaguás está sendo revitalizada
No entorno da lagoa, localizada em frente à Assembléia Legislativa, serão construídas pistas de caminhadas, restaurantes, quiosques, Cidade Mirim de Educação para o Trânsito e o museu de história natural. As obras, que serão bancadas com recursos próprios do Governo do Estado, foram lançadas no mês de outubro pelo secretário do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), Marcos Machado, e o presidente do Detran, Moisés Sachetti.
Com 33 hectares de extensão, a lagoa do Paiaguás, depois de concluídas as obras, será utilizada como ponto de lazer para a população cuiabana. A pista de caminhada, batizada de Trilha da Vida, terá 2,5 km de extensão. O lago, que hoje recebe esgoto de parte do residencial Paiaguás e de órgãos do Governo estadual, receberá tratamento sanitário. “É uma obra importante, que não aparece aos olhos da sociedade, mas é fundamental para preservarmos a lagoa como ponto de lazer”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Marcos Machado.
A edificação do Centro de Educação Ambiental custará aos cofres públicos cerca de R$ 2,5 milhões, que serão divididos entre Sema e Detran, parceiros no empreendimento. Segundo o presidente do Detran, Moisés Sachetti, os trabalhos começarão logo após a realização da licitação. “Além da educação ambiental, estaremos utilizando este espaço para educar a juventude sobre as leis do trânsito. Considero a prevenção como o melhor caminho para uma população mais consciente e educada. Isso é qualidade de vida”, ponderou Sachetti.
“Queremos com a construção do Centro de Educação Ambiental e o tratamento do esgoto do residencial e do palácio do Governo, devolver esta lagoa em perfeitas condições para o uso da população, limpa e segura”, assegurou o secretário do Meio Ambiente, Marcos Machado.
Comentários