Repórter News - reporternews.com.br
Polícia prende 900 manifestantes em Hong Kong
Polícia prende 900 manifestantes em Hong Kong
Hong Kong - Enquanto os ministros tentavam salvar a rodada de negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), ativistas tentaram invadir o edifício onde ocorrem as discussões entre os governos. Os enfrentamentos com a polícia deixaram vários feridos nas proximidades do centro de convenções e o edifício onde estavam os ministros foi fechado por quase uma hora.
Nenhum ministro pôde entrar ou sair do prédio, e reuniões que estavam marcadas em um momento crítico das negociações foram suspensas. Novecentas pessoas foram detidas e 41 foram feridas. "Isso aqui está uma baderna. Não consigo sair do local de reuniões ", afirmou o ministro da Agricultura do Brasil, Roberto Rodrigues, que teve de permanecer no centro de convenções e não conseguiu voltar a seu hotel.
Na terça-feira, a abertura das reuniões da OMC também foi marcada por protestos e três pessoas chegaram a ser levadas aos hospitais de Hong Kong. O objetivo dos manifestantes era o de interromper as negociações e evitar que o processo seja concluído em Hong Kong. Para garantir a continuação das reuniões, os policiais da cidade asiática não economizaram forças e reagiram aos ataques dos manifestantes com gás e canhões de água.
Seguranças fortemente armados ainda montaram um verdadeiro paredão em todas as principais entrada dos edifício e isolou a área. Por alguns momentos, o pânico tomou conta dos corredores do centro de convenções, com policiais correndo de um lado para o outro. A OMC, porém, garante que estava preparada para o pior. Segundo a polícia, barcos estavam de prontidão para que, se necessário, evacuar os 3 mil ministros, diplomatas e negociadores, além dos jornalistas que estavam dentro das salas de reunião.
Ambrose Lee, secretário de Segurança da cidade, anunciou que a polícia tomaria "todas as medidas necessárias " para garantir a segurança dos ministros. "O controle de todas as regiões será garantido e a paz restaurada. Eu posso garantir que a lei e a ordem serão mantidas e a polícia usará todos os métodos que estiverem a sua disposição ", disse
Fonte:
Agência Estado
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329934/visualizar/
Comentários