Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Dezembro de 2012 às 01:47

    Imprimir


De janeiro a novembro de 2012 foram emitidas 2,561 mil carteiras de trabalho com o novo modelo informatizado. Desde a implantação do sistema em Mato Grosso, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) emitiu cerca de 73 mil Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Em 2008, o MTE bateu recorde em emissões no Estado, quando 13.345 carteiras foram expedidas nas Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs), Subdelegacias, Agências do Trabalho e postos conveniados ao Sistema Nacional de Empregos.

De acordo com o agente administrativo do MTE, Gervásio Xavier do Nascimento, o modelo informatizado deve trazer benefícios para os empregadores e também aos trabalhadores. "A intenção é evitar as possíveis fraudes que acontecem. É mais segurança para todos".

Um terço das 22,3 milhões de carteiras de trabalho emitidas nos últimos 3 anos é informatizado. Desde a implantação do sistema, em 1997, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) emitiu mais de 10 milhões de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) pelo novo modelo. Desde 2003, foram expedidas 22.396.345 carteiras, das quais 6.753.409 informatizadas. O documento é emitido pelas Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs), Subdelegacias, Agências do Trabalho e postos conveniados do Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Trabalhadores aprovam o novo modelo da cateira e esperam que as fraudes diminuam. Alessandra Barbieri aprova a ideia. "Acho muito interessante a iniciativa, isso mostra que o país está se desenvolvendo em termos de tecnologia. Além disso será benéfico para o empregado e o patrão".

A nova CTPS tem diferenciação entre trabalhadores brasileiros e estrangeiros, nas cores, capas e também no conteúdo. As páginas são confeccionadas com papel da Casa da Moeda e costuradas, a numeração é perfurada em algumas folhas. A foto, a assinatura e a impressão digital são copiadas eletronicamente e plastificadas.

A informatização consiste em 3 sistemas interligados: sistema de coleta e validação dos dados da qualificação civil e mais alguns dados pessoais do trabalhador, sistema de coleta de imagens e sistema automático de cadastramento e validação do Número de Identificação Social (NIS) e do Programa de Integração Social (PIS). Além de conter mais dados a partir da integração informatizada o novo documento ainda evita fraudes impedindo emissões em duplicidade. Funciona on-line em todos os estados em que já foi implantado. Pode ser emitida em 30 minutos ou até 4 dias. Para solicitar a nova CTPS é necessário uma foto 3x4 atualizada, documento de identidade que contenha todas as informações pessoais.

No país já está implantada em 24 unidades da federação e tem programação para mais estados no próximo ano com a expansão da rede lógica e adequação dos espaços físicos.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/33000/visualizar/