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Economia
Domingo - 23 de Dezembro de 2012 às 22:08

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Dos consumidores com contas atrasadas, 38% possuem alguma fatura não paga no cartão de crédito, revelou o levantamento realizado pelo SPC Brasil (Serviço de proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas).

Dados da pesquisa ainda mostram que 24% dos endividados optam por entrar no crédito rotativo, ou seja, a realização do pagamento do valor mínimo da parcela e a diferença restante é cobrada na fatura seguinte, junto com os juros embutidos. Além disso, a maioria que entra no crédito rotativo (85%) não tem conhecimento sobre as taxas de juros cobradas por esse tipo de financiamento.

Para a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, quando um consumidor pretende utilizar o cartão de crédito, deve ter clareza de que não pode gastar mais do que efetivamente tem. "O cartão de crédito trouxe conveniência e segurança porque viabiliza o poder imediato de compra, mesmo que o consumidor não disponha de dinheiro no momento do uso, mas é necessário aprender a usá-lo corretamente para evitar contratempos", afirma.

O maior problema de entrar no crédito rotativo é enfrentar as altas taxas de juros aplicadas nas futuras faturas. Ana Paula explica que antes de optar por uma forma de pagamento, é preciso avalizar as vantagens e desvantagens e calcular os juros envolvidos.






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