Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 17:33
Por: SANDRA COSTA

    Imprimir


Sensibilizar a comunidade escolar (pais, alunos e professores) a desenvolver uma política efetiva e permanente de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), gravidez precoce, uso de álcool e outras drogas. É com este objetivo que as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Educação e Saúde de Cuiabá e coordenadores de escolas estaduais estão elaborando o projeto piloto “Saúde e Prevenção na Escola”.

O projeto prevê a capacitação dos profissionais que atuam nas escolas estaduais e municipais de Cuiabá e Várzea Grande. “A idéia é, em dois anos, ampliar essa ação para todas as escolas estaduais e municipais de Mato Grosso”, declarou a gerente de Projeto Alternativo da Seduc, Maidan Lara Pinto.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 22 mil mulheres, entre 15 a 19 anos tiveram filhos, no ano passado. Este número representa que 2,34% da população feminina de Mato Grosso.

Maidan afirmou que o alto índice de gravidez na adolescência é um dos grandes fatores de evasão escolar. “O professor tem que assumir o papel de orientador, agindo com os alunos não de forma repressora, e sim, auxiliando-os no processo preventivo”.

Para a coordenadora da E.E. Dona Maria de Castro, Raimunda Nobre, esta ação vem de encontro com as necessidades da comunidade escolar. “A escola tem que participar e fomentar ações que envolvam pais, alunos e professores em um trabalho preventivo constante” frisou.

As ações deste projeto serão implantadas já no ano letivo de 2006. O projeto macro é do Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais de todo Brasil.




Fonte: Assessoria Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331126/visualizar/