Jogo entre casados e solteiros vira tradição no Centro Histórico
Trata-se da partida de futebol entre casados e solteiros, que, anualmente, sempre no mês de dezembro, completa o calendário das festas de Fim de Ano de um dos pontos mais tradicionais da Capital mato-grossense. O jogo reúne empresários, professores, músicos, bancários, garçons, artistas, jornalistas, comerciantes, advogados, autônomos, aposentados e estudantes, que, ao final, reúnem-se em almoço na própria praça.
Coordenador do evento, o professor de Educação Física, Marcos Araújo, recorda que a idéia surgiu em 1993, quando um grupo de amigos, que sempre se reunia na Praça da Mandioca, decidiu realizar uma partida de “futebol de integração”. O princípio era simples: montar um time com os solteiros e outro com os casados do grupo, o que freqüentemente acontece nos jogos de final de semana entre amigos. Neste caso, porém, começava ali um dos mais tradicionais e conhecidos "casados x solteiros" de Cuiabá, que dura até hoje.
O tempo passou e o jogo virou uma tradição e a escalação dos times passou a variar com a chegada dos novos casados e a entrada de novos solteiros, filhos, namorados e amigos, que, integrando o grupo, vão atualizando os times e garantindo a continuidade deste saudável e festivo hábito.
A 12ª edição do “Casados x Solteiros” da Feirinha da Mandioca está marcada para o dia 17 de dezembro, às 9h, no campo de futebol soçaite do Clube HSBC, na Avenida Beira-Rio.
HISTÓRIA
O Largo da Mandioca, que também é conhecido por Praça Conde de Azambuja, já foi um terminal de bonde. Recebeu o nome em homenagem ao conde, que recebeu o título de vice-rei do Brasil. É também um dos pontos históricos de Cuiabá. Hoje, existe uma associação de moradores e empresários que promove, todos os anos, o “Arraiá da Mandioca” (São João); às quintas e sextas-feiras, oferece música regional ao vivo e, aos sábados, pagode.
Comentários