Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 04 de Dezembro de 2005 às 09:48

    Imprimir


A nova direção regional do PT, envolto com problemas financeiros agravados com dívidas milionárias deixadas pelo ex-presidente Alexandre Cesar, ainda não elaborou uma lista de possíveis candidatos a deputado estadual e federal. Apesar disso, o partido pretende lançar chapa completa na corrida pelo cadeira na Assembléia. Pelo menos 14 sinalizam com a intenção de entrar no páreo.

De acordo com pesquisas encomendadas por vários partidos para análises internas, o PT, mesmo com impacto da pior crise política e financeira de sua história, deve eleger entre dois e três deputados estaduais. Nas últimas duas eleições, a legenda conquistou duas cadeiras -em 1998, com Gilney Viana e Serys Marly e, em 2002, com Ságuas Moraes e Vera Araújo.

Diferente do PPS, PP, PFL e PMDB, nos quais são exigidos pelo menos 25 mil votos para garantir uma vaga, no Partido dos Trabalhadores a projeção é de 15 mil votos por vaga.

Os deputados Ságuas Moraes e Vera Araújo tendem a ser reeleitos. Admir Antônio Brunetto, segundo colocado na disputa pela Prefeitura de Alta Floresta, tem chances reais de surpreender. Ele é um dos fortes candidatos a estadual. Brunetto teve 8.387 votos no ano passado. Perdeu por uma diferença de apenas 627 votos para a hoje prefeita Maria Isaura (PDT), que se elegeu com 9.014 votos.

Também aparecem como virtuais candidatos o vereador por Cuiabá, Lúdio Cabral, e a ex-vereadora Enelinda Scala. Alexandre Cesar, que já disputou, sem êxito, os cargos de vice-prefeito (2000) e de prefeito (2004) de Cuiabá e também de governador (2002), analisa a possibilidade de entrar no páreo para deputado estadual. O problema é que o ex-dirigente enfrenta desgaste político sem precedentes. Está sob investigação do Ministério Público e da Polícia Federal devido a indícios de operação caixa 2 em sua campanha do ano passado. Além disso, perdeu força política interna, mesmo sendo um dos principais líderes do Campo Majoritário.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Madeireiras de Sinop, Vilmar Mendes Galvão, e o suplente de vereador em Rondonópolis, Aparecido Soares, o Cidão, são pré-candidatos. O ex-deputado estadual e federal Gilney Viana, secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, não descarta a hipótese de concorrer, apesar de estar distante de sua base eleitoral.

Em Tangará da Serra, os petistas tentam empurrar para a disputa José Pequeno, que tentou no ano passado, sem sucesso, a Prefeitura. A ex-vereadora por Barra do Garças, Fátima Aparecida Rezende, secretária municipal de Educação, também avalia convite para concorrer a deputada estadual. O presidente do Sintep, entidade que congrega os profissionais da educação da rede estadual, já está em pré-campanha. Também são virtuais candidatos o secretário de Saúde de Alto Taquari, Marco Aurélio, e Nilton Antônio Ohland, que perdeu a Prefeitura de Canarana.

Federal - O deputado Carlos Abicalil buscará a reeleição. Além dele, a legenda petista tem outros dois nomes como prováveis candidatos a federal: o superintendente regional do Incra, Leonel Wolfhart, que tem base eleitoral em Cáceres, e Nelson Borges, de Cuiabá.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331871/visualizar/