Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 21:43

    Imprimir


Artistas plásticos, escultores, desenhistas, arquitetos e interessados têm até o dia nove de dezembro para encaminhar seus projetos para a criação de um Marco Histórico, a ser erigido em locais de grande valor para a história regional, que passarão a ter um potencial turístico.

A iniciativa é do Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Cultura e tem como objetivo criar e consolidar hábitos de preservação da memória. O próprio secretário de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, desenvolveu a idéia deste concurso, que lhe foi sugerido pelo historiador Paulo Pitaluga. Este, por sua vez, explica que a idéia surgiu com base em alguns equívocos a respeito da história de Mato Grosso, que poderiam ser desfeitos, justamente, com a concepção e criação dos marcos históricos.

Paulo Pitaluga cita locais onde seria adequada a fixação dos marcos, como o Arraial de São Gonçalo, Arraial da Forquilha, Lavras do Sutil, Trincheiras de Barão de Melgaço, fazenda Jacobina em Cáceres e os morros de São Gerônimo e Santo Antônio, entre outros.

A criação desses locais vai corroborar no sentido de desenvolver no cidadão que reside em Mato Grosso o respeito pelos fatos, personagens e datas importantes para a nossa história regional, além de tornar esses locais pontos de atração turística. A SEC – Secretaria de Estado de Cultura estará dando um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil ao trabalho vencedor. Não haverá premiação para os demais trabalhos.

A Comissão Julgadora dos trabalhos efetuará a apreciação, levando em consideração critérios como a alusão expressa e clara aos aspectos históricos propostos nos objetivos, beleza e plasticidade do monumento, material especificado para a sua construção com durabilidade e não poluente e, por fim, desenho de fácil construção.

A comissão julgadora é composta por Vera Baggetti (arquiteta), Ariston Paulino (escultor), Marcelo Velasco (desenhista) e Vitor Hugo (artista plástico). Os direitos autorais sobre a confecção e exploração do desenho premiado serão de inteira propriedade da Secretaria de Estado de Cultura. Confira no site www.cultura.mt.gov.br, no link Editais, prêmios e concursos, a íntegra do edital referente ao Marco Histórico. (Lorenzo Falcão/SEC)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332132/visualizar/