Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 29 de Novembro de 2005 às 17:15
Por: Carlos Martins

    Imprimir


O trabalho executado de forma integrada entre as forças de segurança pública de Mato Grosso está sendo considerado como exemplo pelos participantes do 1° Fórum Nacional de Gabinetes de Gestão Integrada (GGI) que começou ontem à noite em Recife (PE). Na manhã desta terça-feira (29.11), o governador Blairo Maggi, que participou ontem da abertura do evento no Mar Hotel juntamente com o ministro Márcio Thomaz Bastos e outras autoridades, defendeu mais apoio e investimentos para a política de segurança. “Esse trabalho exige qualificação, integração e autonomia para se combater a violência silenciosa, que não se manifesta apenas nos roubos, assaltos, mas também na violência contra a mulher e o idoso”, disse o governador.

Já ontem à noite na abertura, quando Maggi também falou aos participantes, sua palestra causou grande repercussão. Diferente do tom que se revelou um tanto pessimista nas falas anteriores, em relação ao combate à criminalidade, Maggi, ao mesmo tempo em que admitiu as dificuldades, se mostrou otimista e enfatizou a necessidade de se trabalhar de forma integrada. E isso hoje está sendo feito tanto dentro do Estado, com os gabinetes da capital atuando em sintonia com os gabinetes do interior (Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Tangará da Serra), mas também com os de outros estados do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Maggi destacou também os fortes investimentos em segurança em Mato Grosso (veículos, armamentos, cursos específicos, entre outros) e também em outros setores como Saúde e Educação. “Não adianta apenas trabalhar na prevenção e repressão se não existir um trabalho social por trás”, afirmou. Para o governador Blairo Maggi, a atuação do GGI no Estado também abre novas perspectivas quanto às ações do sistema de segurança.

No discurso desta terça-feira ele citou como exemplo o trabalho realizado pelo Gefron (Grupo Especial de Fronteira) que atua na faixa da fronteira combate ao contrabando, tráfico de armas e drogas. Outro exemplo citado por Maggi foi o trabalhado desenvolvido das Polícias Civil e Militar em conjunto com a Polícia Federal (ação embrionária do GGI) que abalou os alicerces do crime organizado no Estado com a Operação Arca de Noé em dezembro de 2002.

O 1° Fórum Nacional de Gabinetes de Gestão Integrada está sendo promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (vinculado ao Ministério da Justiça) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Na tarde desta terça-feira o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, Célio Wilson de Oliveira, irá falar sobre as experiências exitosas no Estado em diversas ações da segurança pública.

v Nesta quarta-feira (30.11), último dia do fórum em Recife, grupos de trabalho estarão discutindo temas como Crimes contra a Vida; Homicídios; Crime Organizado; Narcotráfico; Roubo de Cargas; Gerenciamento de Crises; Participação dos Municípios na Política de Segurança; e também o Trabalho da Mídia como fator de Integração.

Os gabinetes são coordenados pelos secretários estaduais de Segurança Pública e possui representantes da Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Rodoviária Federal (PF), Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional, Superintendência de Perícias e Identificação, além de membros do Exército, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e do Conselho Comunitário de Segurança Pública (representando a sociedade civil). De Mato Grosso também estão participando do fórum dirigentes das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, e representantes do Tribunal de Justiça, Exército, Ministério Público, coordenadorias de Polícia Técnica e Polícia Comunitária e dos GGIs instalados no interior. --------------------------------------------------------------------------------




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332579/visualizar/