Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 15:30

    Imprimir


Angra dos Reis, RJ - As centrais nucleares de geração de energia elétrica Angra I e II, no litoral sul Rio de Janeiro, foram desligadas hoje devido a um incêndio em um dos transformadores de alta tensão de Angra II, informa a Eletronuclear, companhia estatal que administra as usinas.

O incidente ocorreu às 4h33 (horário de Brasília) e, imediatamente, o sistema de proteção automática desligou as duas unidades.

A companhia ressaltou que o incêndio foi "de natureza elétrica, não nuclear" e que não há qualquer "anormalidade dentro das usinas". Ele descartou a possibilidade de danos à saúde dos funcionários ou ao meio ambiente.

"Por enquanto, não sabemos as causas do incêndio e estamos aguardando a chegada de especialistas da empresa fabricante (a alemã Siemens)", disse Ricardo Luiz dos Santos, diretor-adjunto de Angra II.

Eletronuclear informou ainda que, como o incêndio aconteceu em Angra II, a usina de Angra I voltará a funcionar hoje mesmo.

De acordo com os técnicos, uma pequena explosão do transformador principal de Angra II destruiu o revestimento de saída de alta tensão, fabricado em porcelana, o que levou à desativação dos outros dois transformadores. "No melhor dos cenários, teremos de trocar a peça de porcelana que reveste o transformador e, no pior, mudar o transformador completo, o que levaria a uma interrupção, pelo menos, até 2006", disse Santos.

O diretor explicou que o problema não prejudicará o fornecimento de energia porque o sistema elétrico nacional está interligado, o que permite isolar as áreas deficientes. "Quando uma usina de geração de eletricidade sai de serviço, entra outra em substituição, com capacidade parecida", disse.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333425/visualizar/