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Aeroportos portugueses podem ter sido usados por 34 vôos da CIA
Até 34 aviões fretados pela CIA (inteligência americana) poderiam ter utilizado aeroportos ou bases aéreas em território português sem autorização, informou em sua edição de hoje o Diário de Notícias.
O jornal destacou que os supostos vôos teriam aterrissado em território português entre junho de 2002 e julho de 2004 operados pelas companhias americanas Richmor Aviation e Jeppesen Dataplan.
O Diário de Notícias assegurou que um desses vôos fez escala no aeroporto de Santa Maria, no arquipélago atlântico de Açores, em novembro de 2003, e que tinha como destino a base de Guantánamo (em território cubano).
Segundo a publicação, os aviões das duas companhias -contratadas habitualmente pela CIA- chegaram a solo português como vôos comerciais, o que evitou qualquer registro por parte das autoridades lusas.
Esclareceu que em 27 dos 34 vôos não houve desembarque algum de passageiros, o que impediu ações de controle, enquanto nos restantes um total de 29 pessoas desceu.
Além disso, o jornal destaca que alguns dos vôos tiveram como destino final Marrocos, Argélia e Afeganistão.
O Diário de Notícias ressaltou, citando "fontes consultadas", que os citados vôos teriam servido para rapto, seqüestro e transporte de supostos terroristas capturados pela CIA.
O jornal ressaltou que não há registro oficial algum que prove essas afirmações já que esse tipo de operação entre aliados são informações orais e sempre feitas na cúpula.
A denúncia do jornal se soma à do semanário luso Focus, que publicou fotos de um aparelho C 130 Hercules na pista do aeroporto de Lajes, na ilha Terceira (Açores), que supostamente teria transportado terroristas islâmicos.
Na semana passada, o Partido Comunista Português (PCP) e o radical Bloco de Esquerda pediram explicações ao Governo no Parlamento sobre os supostos vôos secretos da CIA.
O jornal destacou que os supostos vôos teriam aterrissado em território português entre junho de 2002 e julho de 2004 operados pelas companhias americanas Richmor Aviation e Jeppesen Dataplan.
O Diário de Notícias assegurou que um desses vôos fez escala no aeroporto de Santa Maria, no arquipélago atlântico de Açores, em novembro de 2003, e que tinha como destino a base de Guantánamo (em território cubano).
Segundo a publicação, os aviões das duas companhias -contratadas habitualmente pela CIA- chegaram a solo português como vôos comerciais, o que evitou qualquer registro por parte das autoridades lusas.
Esclareceu que em 27 dos 34 vôos não houve desembarque algum de passageiros, o que impediu ações de controle, enquanto nos restantes um total de 29 pessoas desceu.
Além disso, o jornal destaca que alguns dos vôos tiveram como destino final Marrocos, Argélia e Afeganistão.
O Diário de Notícias ressaltou, citando "fontes consultadas", que os citados vôos teriam servido para rapto, seqüestro e transporte de supostos terroristas capturados pela CIA.
O jornal ressaltou que não há registro oficial algum que prove essas afirmações já que esse tipo de operação entre aliados são informações orais e sempre feitas na cúpula.
A denúncia do jornal se soma à do semanário luso Focus, que publicou fotos de um aparelho C 130 Hercules na pista do aeroporto de Lajes, na ilha Terceira (Açores), que supostamente teria transportado terroristas islâmicos.
Na semana passada, o Partido Comunista Português (PCP) e o radical Bloco de Esquerda pediram explicações ao Governo no Parlamento sobre os supostos vôos secretos da CIA.
Fonte:
EFE
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333612/visualizar/
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