Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 07:53

    Imprimir


Até 34 aviões fretados pela CIA (inteligência americana) poderiam ter utilizado aeroportos ou bases aéreas em território português sem autorização, informou em sua edição de hoje o Diário de Notícias.

O jornal destacou que os supostos vôos teriam aterrissado em território português entre junho de 2002 e julho de 2004 operados pelas companhias americanas Richmor Aviation e Jeppesen Dataplan.

O Diário de Notícias assegurou que um desses vôos fez escala no aeroporto de Santa Maria, no arquipélago atlântico de Açores, em novembro de 2003, e que tinha como destino a base de Guantánamo (em território cubano).

Segundo a publicação, os aviões das duas companhias -contratadas habitualmente pela CIA- chegaram a solo português como vôos comerciais, o que evitou qualquer registro por parte das autoridades lusas.

Esclareceu que em 27 dos 34 vôos não houve desembarque algum de passageiros, o que impediu ações de controle, enquanto nos restantes um total de 29 pessoas desceu.

Além disso, o jornal destaca que alguns dos vôos tiveram como destino final Marrocos, Argélia e Afeganistão.

O Diário de Notícias ressaltou, citando "fontes consultadas", que os citados vôos teriam servido para rapto, seqüestro e transporte de supostos terroristas capturados pela CIA.

O jornal ressaltou que não há registro oficial algum que prove essas afirmações já que esse tipo de operação entre aliados são informações orais e sempre feitas na cúpula.

A denúncia do jornal se soma à do semanário luso Focus, que publicou fotos de um aparelho C 130 Hercules na pista do aeroporto de Lajes, na ilha Terceira (Açores), que supostamente teria transportado terroristas islâmicos.

Na semana passada, o Partido Comunista Português (PCP) e o radical Bloco de Esquerda pediram explicações ao Governo no Parlamento sobre os supostos vôos secretos da CIA.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333612/visualizar/