Vendas cresceram 6% em novembro, dizem supermercados
As vendas reais do setor supermercadista cresceram 6,45% em novembro em relação ao mesmo mês de 2011, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Em comparação com outubro, o avanço foi de 1,52%. No acumulado do ano, as vendas foram 5,29% superiores em relação ao mesmo período de 2011. Os dados foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
"Apesar do grande número de feriados em novembro, as vendas dos supermercados não foram afetadas. Com isso, continuaram no mesmo patamar que vinham apresentando no decorrer do ano, com uma pequena elevação de 0,11 pontos percentuais no resultado acumulado em 2012", afirmou em comunicado Sussumu Honda, presidente da Abras.
A manutenção do baixo nível de desemprego e a renda em alta contribuíram para o resultado do mês, de acordo com Honda.
CESTA DE PRODUTOS
O índice AbrasMercado, cesta de 35 produtos analisada pela GfK, avançou 8,05% em novembro na comparação com o mesmo mês anterior. Na comparação a outubro de 2012, o indicador aumentou 0,66%, passando de R$ 334,64 para R$ 336,86.
Em novembro, os produtos com as maiores altas ante outubro, foram farinha de mandioca (12,92%), queijo muçarela (4,53%) e queijo prato (3,50%). Já os que tiveram as maiores quedas foram tomate (16,48%), cebola (11,32%) e batata (6,40%).
A cesta mais cara foi a da região Norte, ao custo de R$ 379,84, 2,73% acima do que foi verificado em outubro. A cesta mais barata foi a da região Nordeste: R$ 287,50, preço 0,51% mais barato do que o mês passado.
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