Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 15:25
Por: Admar Portugal

    Imprimir


Cinco atletas de ponta do atletismo mato-grossense vão disputar seletiva no dia 11 de dezembro em busca da única vaga para disputar a São Silvestre deste ano em São Paulo. A Federação Mato-grossense de Atletismo (FMTA) garante aos campeões - masculino e feminino – a vaga para representar o Estado na mais importante maratona do atletismo brasileiro. Os quatro homens e uma mulher que praticamente adotaram o atletismo como meio de vida buscam patrocínio para manterem-se em atividade e também para o sustento familiar.

Cleber Rosa Cebalho, 29 anos, natural de Corumbá, casado com a balconista Leidimar Martins da Silva e pais de Anderson 3, treina cerca de seis horas diariamente e nos finais de semana faz pizzas para ajudar no orçamento familiar. Já o cuiabano Reinaldo Francisco da Silva, 30, solteiro, também treina cerca de seis horas e trabalha como vigilante. O também cuibano Romildo Oliveira Neves, 29, casado, é serigrafista e atualmente está desempregado e dedicando mais aos treinamentos.

Já Fernando Trindade, natural do Amazonas, 27 anos, casado, dois filhos, vencedor de várias competições e franco favorito a conquistar a vaga, tem nos patrocinadores sua principal fonte de renda e atualmente não conta com nenhum. O mesmo acontecendo com Margarida Sabino, 25, casada, e também favorita a conquistar a vaga no naipe feminino. Todos eles têm história no atletismo mato-grossense.

O professor e mestre em Educação Física Thiago Moreira, da Academia Astral, no prédio do antigo Keda D’água, no Bosque da Saúde, foi quem os adotou e está acompanhando os treinamentos dos cinco. “Fiquei sensibilizado com eles. O currículo de cada um deles é muito bom e todos são humildes e com muita vontade de vencer. A necessidade de patrocínio é fundamental para que eles possam treinar com mais tranqüilidade para poderem buscar os melhores resultados”, frisa.

Thiago explica que qualquer ajuda é importante, até com doação de vitaminas, material esportivo para treinamento e para competições, suplementos alimentares, passagens e também com dinheiro para as necessidades pessoais e também para ajudar no orçamento familiar. “Todos trabalhador depende de uma renda para sobreviver. O atleta também, principalmente o Fernando e a Margarida que fazem do atletismo a sua profissão. Hoje é o mesmo que está desempregado, sobrevivendo da ajuda dos amigos, da esposa/marido. Eles são vencedores e merecem o patrocínio”, disse Thiago.

Fernando Trindade que há 8 anos em Cuiabá tem em seu currículo participação na prova da Corrida dos Carteiros de Cuiabá e Goiânia, Corrida de Reis, três vezes na São Silvestre entre outras. “Nosso principal adversário é a busca por patrocínio. Não temos tempo para buscar ajuda. Para sair em busca de patrocínio temos que parar de treinar. Se paramos de treinar não vamos alcançar nosso objetivo, que é vencer a prova e superar nosso próprio limite. o apoio que estamos recebendo do professor Thiago Moreira e a ajuda em busca de patrocínio para nós reacendeu nossa esperança de voltar a lutar pelas melhores posições no ranking do atletismo não somente em Mato Grosso mas em todo o Brasil”, disse bastante confiante Fernando Trindade.

A seletiva para a São Silvestre está programada para o dia 11 de dezembro e as inscrições estarão abertas a partir da próxima semana no Ginásio de Esportes da Universidade Federal de Mato Grosso. Os interessados em colaborar ou então patrocinar um dos cinco atletas entrar em contato com o professor/preparador físico Thiago Moreira na academia Astral, localizado na rua das Orquídeas, 07, Bosque da Saúde - antigo Keda D’água - ou nos telefones 3025-3003 e 9973-0089.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333722/visualizar/