Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 15:16
Por: André Xavier

    Imprimir


Em cerimônia realizada na Academia de Polícia Militar Costa Verde, em Várzea Grande, na noite de quarta-feira (23.11), os chefes-de-gabinete e ajudantes-de-ordens do governador Blairo Maggi; capitão PM Eumar Novacki e major PM Alexander Torres Maia foram agraciados com o Título de Cidadão Mato-grossense concedido pelo deputado estadual Carlos Brito. Da solenidade participaram o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Orestes Oliveira, o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Leovaldo Sales e outros oficiais do alto comando da PM, além de secretários estaduais, alunos da Academia e familiares dos agraciados. Na ocasião, o aluno oficial Marion Silva Metello tomou posse como presidente do Diretório Acadêmico Tiradentes (DAT), entidade que representa todos os alunos do curso de formação de oficiais da Academia Costa Verde.

O deputado Carlos Brito justificou a homenagem destacando que “nos seus 170 anos de existência, a Polícia Militar de Mato Grosso com este Governo está numa fase altamente positiva, de valorização do policial e disponibilizando cursos de capacitação e reciclagem, por exemplo. Se não se pode atender a PM em tudo, muitos avanços este Governo já fez”, observou. Para ele, as qualidades dos militares homenageados por ele com Título de Cidadão Mato-grossense fazem jus ao mérito pelos serviços prestados à sociedade.

O deputado salientou que o major Alexander Maia, com 35 anos de idade, tem destacado posto no Governo de Mato Grosso e já cumpriu missão internacional como observador oficial na III Missão de verificação da Organização das Nações Unidas (ONU) em Angola, atuou em pelotões e batalhões no Estado com rara habilidade em lidar com situações adversas. Em 2001 e 2002 comandou a Primeira Companhia de Policiamento Comunitário de Mato Grosso no bairro Pedra 90, em Cuiabá, contribuindo para que a idéia se transformasse numa das mais bem sucedidas experiências de Segurança Pública no Brasil. Com 15 anos de carreira na PM, o major participou de cursos de aperfeiçoamento no Brasil (Rio de Janeiro e no Piauí) e no exterior (EUA).

Não com menos ênfase, Carlos Brito também defendeu a concessão da honraria ao capitão Eumar Roberto Novacki, de apenas 29 anos. Segundo o deputado, por ter se destacado como primeiro presidente da primeira diretoria do Diretório Acadêmico Tiradentes (DAT) quando iniciou o curso de formação na própria Academia já justifica parte de seus méritos. O capitão, que é casado e pai de um menino de três anos, tem dois cursos superiores: CFO APMCV em 1996 pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e bacharel em Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC) tendo sido condecorado com a medalha Ramos de Queirós, de dedicação aos estudos por obter o primeiro lugar no Curso de Formação de Oficiais. Eumar Novacki fez curso de aperfeiçoamento e aviação para oficiais pela Marinha do Brasil e é pós-graduando em Direito Público pelo Univag, em Várzea Grande. O deputado mencionou ainda que por desejo dos próprios agraciados, ao invés de ocorrer na Assembléia Legislativa, a entrega do título foi realizada numa unidade da Polícia Militar, o que demonstra ainda mais o respeito e a ligação extrema dos homenageados com a instituição.

O capitão conquistou ainda, a medalha Passador de Bronze por 10 anos de serviços prestados com mérito, a Ordem do Mérito Marechal Rondon no grau de oficial, pelo Governo do Estado de Rondônia, o Título de Cidadão Cuiabano e o Título de Cidadão Várzea-grandense.

Novacki também passou por duas experiências no exterior; uma viagem de estudos na área de Gestão Pública em Londres, na Inglaterra e um Encontro Internacional de Chefes de Polícia nos EUA com agenda de trabalho no Instituto Vera de Justiça de New York.

Além do título de Cidadão Mato-grossense, os oficiais homenageados também receberam do presidente empossado do DAT, a placa simbólica “Amigo do DAT” oferecida pelo presidente empossado do Diretório Acadêmico Tiradentes, Marion Metello.

Participaram ainda da cerimônia, Cloves Vetoratto, secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Waldir Júlio Teis, secretário de Estado de Fazenda, Fávia Nogueira, secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, João Carlos Vicente Ferreira, secretário de Estado de Cultura, Geraldo de Vitto Jr., secretário de Estado de Administração, Moisés Sachetti, presidente do Detran e a secretária municipal de Comunicação Social de Várzea Grande, Edna Araújo, entre outras autoridades.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333724/visualizar/