Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 09:23
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A contagem regressiva para o vestibular 2006 da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT) entra na fase final. A partir do próximo domingo, 27,4 mil estudantes iniciam as provas do processo seletivo, que continua na segunda. A instituição está oferecendo 2 mil vagas em 58 cursos distribuídos no campi de Cuiabá, Rondonópolis e Médio Araguaia.

Nesta reta final, as escolas e cursos pré-vestibulares costumam dedicar esse período para revisão do conteúdo visto durante o ano - e os alunos aproveitam para tirar dúvidas.

No Colégio Master, localizado na avenida Fernando Corrêa, os alunos reforçam os estudos nos laboratórios de redação e nas oficinas, que consistem na resoluções de exercícios que já caíram nos principais vestibulares do país.

De acordo com coordenador do 3º Regular e do Pré-Vestibular do Master, professor de Matemática Moacir Penazzo, um dos objetivos das oficinas é fazer com que o estudante, especialmente aquele que irá fazer a prova pela primeira vez, se familiarize com o vestibular. “No sábado e no domingo, vamos ter aulas de véspera e serão dadas dicas de tendências de cada disciplina. Serão aulas curtas e somente para que os professores dêem estas dicas”, disse.

Para a prova de matemática um dos toques é que o aluno repasse os exercícios de funções, trigonometria e geometria espacial. “São pontos importantes abordados em toda prova”, comentou.

Já o professor de Biologia Cláudio João Bernardi acredita que um dos temas cotados para cair neste vestibular é genética molecular, envolvendo questões como a síntese de proteínas e estrutura de DNA e RNA. “Fizemos diversas oficinas envolvendo exercícios com estes temas e o aluno que levou a sério com certeza terá condições de fazer uma boa prova”.

O nervosismo e a ansiedade estão em alta. Mesmo afirmando estar preparado, Gabriel José Barbosa de Melo, 17 anos, não esconde uma certa aflição. “Estou confiante, mas também ansioso”, afirmou. Não é para menos: Gabriel vai prestar vestibular para Medicina, o curso mais concorrido da UFMT. Neste ano, Medicina terá concorrência de 66,58 candidatos por vaga.

Mais tranqüilo está Vinícius Bergoli, 17 anos, que irá concorrer a uma vaga do curso de Ciência da Computação. “Estudei muito. Acredito que estou preparado e que farei uma boa prova”.

Outra dica é desacelerar e aproveitar os momentos finais para relaxar. O resultado do vestibular da UFMT deve ser divulgado até o dia 30 de dezembro.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333851/visualizar/