Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 22 de Novembro de 2005 às 15:12
Por: Patricia Neves

    Imprimir


A produção nacional de grãos neste ano deve ter uma redução próxima de 5,5%, na comparação com a do ano passado. A estiamtiva da safra agrícola foi divulgada hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de outubro, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas (caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja e trigo) será de 112,743 milhões de toneladas, contra os 119,294 milhões de toneladas de 2004.

No décimo prognóstico feito pelo IBGE para a safra nacional de 2005, o trigo foi o produto que apresentou o pior desempenho. A redução chegou a 13% em relação ao ano passado, o que representa 730 mil toneladas. O gerente do levantamento, Neuton Alves Rocha, atribui a queda na produção do trigo ao excesso de chuva no Paraná, o principal pólo produtor do país.

Rocha lembrou que o trigo é a principal cultura de inverno que ainda está no campo e que tem a colheita prejudicada pelo grande volume de chuva no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, estados que concentram as maiores áreas de produção no país. "O excesso de chuva está prejudicando a produtividade e também a qualidade do grão em alguns municípios produtores de trigo". Segundo o técnico, as culturas de verão, como soja, milho, feijão e arroz, não influenciaram o resultado da estimativa de outubro, porque já foram colhidas.

As informações do IBGE mostram que a produção de grãos na região sul teve queda de 20,27% neste ano, em função das condições climáticas. Na região sudeste a queda foi de 0,52%. A região norte teve aumento de 14,03% na produção; a região centro-oeste, de 5,73% e a região nordeste, 7%.





Fonte: Radiobrás

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334369/visualizar/