Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 22 de Novembro de 2005 às 07:42

    Imprimir


Estímulo ao estudo, criatividade e crescimento musical para uns. Despertar da compreensão e apuro musical para outros. Oficinas e workshops voltados a instrumentistas podem não só contribuir com o aprimoramento técnico e capacitação dos músicos, como também, agradar aos mais puros amantes da música das mais variadas vertentes.

Partindo daí, o compositor e pesquisador musical, o baterista Sandro Souza ministra na próxima sexta-feira (26), workshop apresentando técnicas, ritmos, afinações e melodias voltadas à percussão e bateria. A atividade ocorre às 20h30, no Cuiabá Skate Park. Ao longo de mais de uma hora, instrumentistas de idades diversas poderão trocar idéias acerca do conteúdo técnico e conceitual expostos por Sandro Souza. “Recomendo que os bateristas levem suas baquetas”, diz o baterista. Conforme explica, haverá um momento de integração entre os músicos e participantes do evento. “Acredito que cada pessoa faz parte do universo musical e os músicos, têm a obrigação de repassar a informação adquirida”.

Num giro por variados ritmos, um show de encerramento trará MPB, jazz fusion e rock, entre outros, sob o domínio de Sandro Souza, Paulo Monarco e Samuel Smith. Participam ainda, os músicos Danilo Bareiro, Sidney Duarte e Drailler Souza. Aí, o momento é de total descontração.

Reconhecido como um dos pioneiros a divulgarem a música instrumental no Estado, Sandro Souza é também compositor e pesquisador musical e um dos primeiros a realizar workshop do gênero, com a mesma notoriedade de artistas nacionais gabaritados. Sua versatilidade rítmica permite que ele passeie da MPB ao jazz, passando por estilos como o sertanejo, o pop e o rock.

Recentemente vem flertando também, com a música de câmara. Neste mês, apresentou-se na Baixada Britânica no Brasil, acompanhando o Britton Carvalho Ensemble, formado pelo exímio violonista Leandro Carvalho e o violoncelista inglês, David Gardner. O evento fazia parte das comemorações dos 60 anos de atividades do British Council no Brasil.

Sandro Souza já participou da gravação de discos de vários artistas regionais e se apresentou junto a conceituados instrumentistas de renome nacional e internacional, como o trompetista Márcio Montarroyos, Arthur Maia (baixo), Chico Sá (trombonista), Glauton Campelo (teclado), Zé Geraldo e Paulinho da Mocidade.

Manifestam-se como importantes influências nos mais de 16 anos de dedicação à música de Sandro Souza, Jack Dejohnette, Will Kennedy, Robertinho Silva e Omar Hakim entre outros destaques.





Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334541/visualizar/