Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 16:56

    Imprimir


A ala pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá será inaugurada no próximo dia 29 deste mês. Junto com ela, é aberta a brinquedoteca instalada pelo Projeto Unimediano de Ação Social (ProUnim), da Unimed Cuiabá. “É um espaço essencial para a recuperação das crianças. Ajuda a curar a depressão e melhora a auto-estima dos pacientes”, diz a diretora administrativa da Santa Casa, Candelária Elizabeth Zabóia Ribeiro. Além dos brinquedos, haverá na sala dois computadores, televisão, vídeo e som.

Já a pediatria tem dois andares, com 74 leitos para pacientes com até 17 anos. Quando estiver em funcionamento, a proposta do hospital é colocar estagiários de educação física e psicologia para atuar com as crianças.

Para arrecadar os brinquedos, o ProUnim fez parceria com o Shopping Center da Criança, conseguindo comprar com desconto. Este mês, faz um ano que começou a reforma da ala pediátrica. A Unimed Cuiabá trabalha para compor a brinquedoteca há aproximadamente seis meses. “Resolvemos ajudar porque o espaço lúdico contribui no tratamento das crianças, diminuindo o estresse. Com as brincadeiras, elas ficam mais alegres e diminuem o tempo de internação”, diz a coordenadora do projeto, Ivana Fares.

Ela explica que o ProUnim aguarda conclusão do projeto arquitetônico da sacada da brinquedoteca para iniciar a construção. A intenção é montar um parquinho com gangorra, bicicleta, triciclo, entre outros. Também colocar cobertura e tela para proteger as crianças do sol. A Unimed Cuiabá irá providenciar ainda o ventilador e material didático para a brinquedoteca.

Interessados em ajudar podem comprar camiseta com slogan “Santa Causa”, vendidas em lojas Boticário, ou doar materiais de limpeza e higiene. Basta entrar em contato com o hospital pelo telefone 3051 1946.

Segundo Candelária Zabóia, será lançado também um projeto para instalação de sala de aula para as crianças. O hospital inclusive já está solicitando um professor para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).





Fonte: Pau e Prosa de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334636/visualizar/