Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 15:10

    Imprimir


Estabelecer um elo comunicacional em que o monólogo oferece voz ao protagonista e ao coletivo proporcionando um laboratório de idéias para o espectador, além de oferecer fundamento de reflexão para o espectador sobre a questão da saúde mental são os principais objetivos do espetáculo “Primeira Pele”, que será encenado pela Cia.

Pessoal de Teatro (SP), nos dias 24 e 25 de novembro, às 20 horas, no teatro.

Primeira Pele é um drama cômico que tem como tema a esquizofrenia. Porém ao assistir a peça não se depara com uma loucura alheia, mas sim com a própria loucura que vivemos em nossos dias. Entre a poesia e a comicidade, a docilidade e a ironia,conhecemos a personagem que nos traz a sanidade.

O drama cômico “Primeira Pele” é o resultado de pesquisas dentro das várias facetas da loucura, e inspirado na plástica de desenhos animados e dos jogos de montar. Com o acompanhamento ao vivo, da musica cênica, ritmando e pontuando o olhar do espectador. A personagem introduz a platéia em seu mundo particular com às suas várias instâncias, como Dorothy ao mundo de Oz.

A atuação é embasada em partituras de ações físicas ritmadas com a música cênica minimalista constante durante o espetáculo. O cenário, construído e desconstruido durante o espetáculo imprime a sensação de que tudo é modificável, até mesmo a realidade em nossa volta. Com a visão estética de um delírio, a peça trança através do texto uma teia onde nos vemos capturados entre um riso e outro. A soma de todos esses ingredientes é o que possibilita uma visão crítica do espectador, que se defronta com uma loucura mais lúcida do que a realidade em que vive, contextualizando assim suas idéias sobre a sociedade, a vida e a loucura.

A Cia. Pessoal de Teatro, com marca seu inicio com este espetáculo e comemoram quatro anos de trabalhos teatrais, em sua maioria executados em solo mineiro. A companhia tem como característica de pesquisa a busca de histórias pessoais, de personagens reais. Misturando teatro, plástica e música a companhia procura sempre , a cada espetáculo,uma nova forma de contar e viver o teatro. Agora em Cuiabá a Cia. Inicia sua nova etapa de trabalho.

Cia Pessoal de Teatro – Currículo pessoal

Juliana Capilé, nascida em Cuiabá, onde fez parte do Grupo Folhas de Teatro; em 1990 mudou-se para Curitiba, tendo estudado na Faculdade de Artes do Paraná, no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Lá trabalhou no projeto Piá e participou de oficinas de cinema e teatro. Retornando para Cuiabá, trabalhou como produtora e diretora de estúdio. Após um ano de trabalho foi para Belo Horizonte participando da criação e fundação da Associação de Curta –Metragistas de Minas Gerais, a CURTA MINAS, tendo na seqüência obtido ingresso no Curso de Cinema de Havana-Cuba e Curso de Cinema Casa Amarela - Instituto Dragão do Mar –Fortaleza, Ceará, tendo escolhido e desenvolvido seus estudos em Fortaleza. Retorna para Minas Gerais após ingressar na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, na primeira turma do Curso de Direção Teatral. Dirigiu o espetáculo de formatura do Curso Livre de Teatro Profissionalizante; Antígona, montagem muito elogiada. Montou a Cia Pessoal de Teatro, tendo produzido e apresentado peças no Estado de Minas Gerais, inclusive no Teatro do SESC Arsenal. Participou do Projeto Trilhas da Cultura, premiado pela UNESCO, que leva artes cênicas por todo o Estado de Minas Gerais. Seu orientador de formação foi o Professor Paulo César Bicalho. Com 15 anos de estudos nas artes cênicas, Juliana retorna para Cuiabá, onde começou sua construção profissional, para trabalhar a universalidade da cultura do nosso território. Ministra aulas de teatro no Espaço Cultural Casa Cuiabana, e no Espaço Cultural Ângela Guedes. Juliana Capilé é diretora, atriz e dramaturga.

Tatiana Horevicht nasceu em Cascavel /Pr. Estudou em Curitiba, na Faculdade de Artes do Paraná, no curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Desenvolveu trabalho no Projeto PIÁ - Arte na Periferia, com ênfase em dança.Trabalhou no Teatro de Bonecos da Fundação Cultural da Prefeitura de Curitiba. Estudou Dança Flamenca no Instituto Brasil –Espanha. Em Minas Gerais cursou no Palácio das Artes, Fundação Clóvis Salgado, o Curso Profissionalizante de Ator, tendo cursado Dança Moderna nesta mesma Instituição. Trabalhou em Belo Horizonte com performances circenses, após uma trajetória de formação com o professor Marcelo Bones. Ingressou em 2000 na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, tendo contribuído na formação da Cia Pessoal de Teatro, da qual é diretora do espetáculo Primeira Pele, muito encenada em Minas Gerais, inclusive em Cuiabá, no teatro do Sesc Arsenal. Trabalhou como preparadora corporal de várias encenações em Ouro Preto, incluindo “Apareceu a Margarida”, com direção de Tarcísio Ramos Homem e “O Cobrador”, com direção de Mônica Ribeiro e atuação dos alunos do curso de Formação de Atores da UFOP. Foi assistente de direção no espetáculo “Antígone”, dirigido por Juliana Capilé. Dirigiu também o espetáculo Criadouro, encenado num antigo casarão de Ouro Preto, tendo Daniel Furtado como orientador de formatura do curso de Direção Teatral. Tatiana Horevicht é diretora, atriz e preparadora corporal.

Karla Izidro nasceu em Curitiba – Paraná onde iniciou seus estudos teatrais na Faculdade de Artes do Paraná por dois anos no curso de licenciatura em artes – cênicas.Prosseguindo estudo em música pelo Conservatório de MPB de Curitiba, nesta mesma cidade teve participação como ministrante dos projetos Piá e manufatura de bonecos através de material reciclável.Em 1998 muda-se para Belo Horizonte onde estuda canto com Babaya e atua como cantora e percussionista no espetáculo “Q” de Gil Amâncio e Ricardo Aleixo, apresentado no Centro Cultural de Belo Horizonte, e no Festival de Inverno de Ouro Preto (2000).Também participa como cantora no espetáculo “Pedras e Flores de Cora Coralina”, com direção de Jacqueline Laurence e atuação de Thelma Reston , apresentado no Teatro Marília em BH . Atualmente estuda Licenciatura em Música pelaUniversidade Federal de Ouro Preto , tendo feito a direção e execução musical do espetáculo “Primeira Pele” apresentado no Fórum das Artes 2004 de Ouro Preto , no Centro de Artes e Convenções tornando-se parte do trio fundador, juntamente com Juliana Capilé e Tatiana Horevicht, da Cia Pessoal de Teatro .Ainda na Ufop inicia seus estudos de preparação vocal para ator , trabalhando em montagens de pequeno e grande porte das quais destacam-se: “Antígone” , “História do Zoológico” , “Criadouro” e “A Casa de Asterion”, espetáculos da Cia Pessoal ; “Anjo Negro”, ainda como preparadora vocal e como cantora na montagem de “A loja de Chapéus” , e em “Ele, o Outro”. Recebeu cinco premiações no Festival de Monólogos e Música original de Ouro Preto com a peça “Primeira Pele”, de melhor música original e com “O Diário de Annie Frank”, o de melhor direção e execução musical , arranjo e música original. Participou também do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2005 em apresentações como cantora no Quarteto Lumiar e ministrante da oficina infanto-juvenil Cirandas , Parlendas e Brincadeiras Musicais.





Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334666/visualizar/