Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 14:45
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria de Medicina Legal, Perícia Oficial e Identificação Técnica,(POLITEC), e o Núcleo de Atendimento as Vítimas de Violência Sexual(NAVVS), realiza nesta quarta-feira (23.11), no auditório de Pós-Graduação FAECC/UFMT a cerimônia de abertura do 1º Seminário sobre Atendimento as Vítimas de Violência Sexual em Mato Grosso.

O seminário que terá continuidade na Universidade Federal no Auditório do Centro Cultural até 24.11, possui como foco o tema “Reflexões sobre o atendimento as Vitimas de Violência Sexual”, abordando questões como a violência sexual e seus aspectos médicos, as Políticas Públicas e a violência contra a mulher em Mato Grosso, Laudo Pericial, As Leis Brasileiras e os Crimes Sexuais, o cotidiano do atendimento a mulher vítima, as conseqüências psicológicas, o atendimento praticado na rede pública.

Serão apresentados dois filmes, na manhã da quarta-feira,(24.11), sendo um deles o Flor de Pessegueiro, com direção de Ângela Bastos(Vencedor do I Festival Tudo sobre Mulheres, Prêmio KIKIÔ, Chapada dos Guimarães, setembro/2005). No período da tarde, às 16h, o Filme Nossos Direitos como Usuárias do SUS, com a direção de Alice Lucena, e está programado também a apresentação de Peça teatral Grupo Juventude Ativa FEEMT.

A secretária-adjunta de Gestão e Modernização da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso(Sejusp), delegada Thais Camarinho, explica que uma série de fatores são responsáveis pelos atuais conflitos que geram a violência. “Para citar um exemplo, temos a união de pessoas cada vez mais jovens, a falta de educação formal, de trabalho e o aumento das necessidades do ter e não do ser, essa é a oportunidade de encontrarmos o caminho na busca efetiva das soluções desse grave problema”, esclarece.

De acordo com a professora Vera Lucia Bertolini, o seminário espera trazer à tona discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas mais adequadas com relação ao tema. “Queremos e podemos sensibilizar a comunidade, a sociedade civil e os organismos de Estado para a necessidade urgente de uma reflexão sistematizada”, afirma.

Veja aqui a programação do 1º Seminário Reflexões sobre Atendimento às Vítimas de Violência Sexual

Programação para 23 e 24 de novembro de 2005

* Dia 23/11 - 19:30h Cerimônia de Abertura – Palestra: A violência sexual e seus aspectos médico, jurídico e social, Professor Dr. Aloísio Bedone, Unicamp- SP.

Local: Auditório de Pós-Graduação FAECC/UFMT

* Dia 24/11 – (matutino) 8h Local: Auditório Centro Cultural UFMT

As Políticas públicas e a violência contra a mulher em Mato Grosso, Profª Ms. Vera Lúcia Bertoline - Departamento Serviço Social/UFMT.

* 8:30h – Laudo Pericial: Instrumento Médico Legal do Crime Sexual, Drª Rita de Cássia M. Carvalho – Perita Médica Legista IMLR/Bahia.

* 9:h - As Leis Brasileiras e os Crimes Sexuais, Drª Thais Camarinho –Delegada PJC e Secretária Adjunta de Gestão e Modernização.

* 9:30h – O cotidiano do Atendimento a mulher vítima de violência sexual em Cuiabá, Profº Dr. Sebastião Medeiros – Médico HUJM/UFMT.

* 10h – Intervalo

* 10:15h – Filme Flor de Pessegueiro, com Direção de Ângela Bastos(Vencedor do I Festival Tudo sobre Mulheres, Prêmio KIKIÔ, Chapada dos Guimarães, setembro/2005.

* 10:45h – Debates

* 24/11 (vespertino)

*13:30h – A Saúde Pública e o Atendimento as Vítimas de Violência Sexual, Profª. Drª. Neuci Cunha dos Santos – Faculdade de Enfermagem da UFMT.

* 14h – O Perfil Psiquiátrico do Agressor Sexual e as conseqüências para as vítimas, Drª. Ana Cristina Cardozo Gonçalves – Psiquiatra Secretaria Estadual de Saúde de MT.

* 14:30h – As conseqüências Psicológicas da Violência Sexual – Profª. Socorro de Maria Ribeiro de Andrade – UNIC.

* 15:00h – Desafios para a implantação de Rede de Atenção a mulher vítima de violência em MT, Priscila Batistuta – Psicóloga da Secretaria Estadual de Saúde de MT.

* 15:30h – Proposta do Núcleo de Atendimento a Vítima de Violência Sexual, NAVVS/IML/Cuiabá,MT – Drª. Valéria da Corte Rossi- Médica Perita IML/Cuiabá,MT.

* 16:30h – Debates

* 16:30h – Filme Nossos Direitos como Usuárias do SUS, com a direção de Alice Lucena

* 17:30h - Apresentação de Peça teatral Grupo Juventude Ativa FEEMT.

* 18:00h Encerramento

Informações: Assessoria de Imprensa Sejusp/MT, fone (65) 613 5518, (65) 9983 6231 Denise Niederauer, 9972 6823, Maria Barbant, 99720227, Márcia Andreolla, Priscila Figueiredo 8402 3211





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334678/visualizar/