Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 14:34

    Imprimir


Autor da Lei Complementar 83/01 que criou o Aglomerado Cuiabá/Várzea Grande e de projeto de lei que estabelece a primeira Região Metropolitana de Mato Grosso, envolvendo seis municípios do Estado, o deputado estadual Carlos Brito (PDT) diz estar havendo um equívoco nas tentativas de discussão sobre o Aglomerado Urbano.

Segundo ele, isso tem ocorrido por absoluta falta de entendimento do assunto, até por parlamentares e membros do Executivo.

“Tudo o que está sendo aventado para discussão foi e ainda é exaustivamente debatido nas dez câmaras setoriais existentes no Aglomerado, que existe fisicamente em um prédio e que tem dezenas de ações já implementadas, a exemplo da bilhetagem eletrônica”, diz.

A crítica do parlamentar deve-se, em parte, às afirmações dos deputados estaduais Eliene Lima e José Riva, ambos do PP, de que o “Aglomerado Urbano não tem atendido às necessidades da população” e de que “há mais de dez anos a situação do transporte é discutida, mas ainda sem solução para a sociedade”. Brito questiona também o fato dos dois colegas falarem em “retomada” do assunto e de tratarem como novo o envolvimento de órgãos, entidades, federações e associações que já fazem parte do Aglomerado, inclusive ocupando representação.

“Aliás, a Câmara relativa ao Trânsito e Transportes é a mais atuante, com desdobramentos para melhorar o sistema, discutindo e propondo inovações e eficiência no atendimento da população”, sustenta.

Para o deputado, há uma confusão de que seja o Aglomerado o responsável pelas implantações dessas medidas. “Isso cabe às prefeituras em seus municípios e ao governo no transporte intermunicipal”, informa o deputado.

PLANO INTEGRADO - Brito esclarece, como defensor histórico do Aglomerado e da integração dos municípios de Várzea Grande e Cuiabá com o Estado, que o AGLURB atua na busca de soluções também em outras áreas como saúde, turismo, meio ambiente, além de outras como transporte público, que têm como resultado prático do Aglomerado, por exemplo, o “Plano de Operação Integrada do Sistema de Transporte Coletivo do Aglomerado Urbano Cuiabá-Várzea Grande”, elaborado pelas fundações da UFMT e UFRJ, por meio da Câmara Setorial de Trânsito e Transporte.

O estudo propõe o planejamento da operação integrada Cuiabá-Várzea Grande, o levantamento da circulação de trânsito na área central de Cuiabá organizando os deslocamentos inter e intra-municipais de ônibus e táxi-lotação dos usuários de Cuiabá e Várzea Grande.

O Plano, conforme esclarece o parlamentar, é eminentemente técnico e é a partir dele que algumas decisões já estão acontecendo como a de realizar nova licitação das linhas intermunicipais pela AGER já que estas são de responsabilidade do governo do Estado e passarão a ser troncais e otimizadas, melhorando o atendimento e fazendo gestão dos custos do sistema, tanto que para ele a tarifa não precisa ser aumentada da forma como tem sido anunciada, podendo até permanecer no valor de R$ 1,60.

Para Brito, nenhum deputado nem pessoa alguma é impedida de opinar sobre um tema público como o Aglomerado Urbano, mas é preciso reconhecer quem está nesta luta há muitos anos e que nunca parou. “Agora que os resultados começam a aparecer não se pode desprezar o trabalho de pessoas como o arquiteto José Antônio Lemos, membros da Câmara Setorial e os que elaboraram o Plano, por exemplo”, protesta Brito.

É dele a ponderação de que a própria audiência pública proposta pelo deputado Eliene em muito vai se basear no resultado do trabalho feito por outros ao longo do tempo. “Quase tudo que apresentam como proposta nova hoje, já discutimos antes e por isso compõem as propostas que serão apresentados publicamente pela AGER, mas que foram trabalhadas pelo Aglomerado Urbano. É claro que podemos e precisamos avançar muito mais. Precisamos de aliados, mas não aceitamos desconsiderar todo o trabalho já feito”.

Brito informa que a apresentação do Plano Integrado de Transporte acontecerá, na sua totalidade, em evento a ser dirigido pela Diretoria da AGLURB, presidida pelo governador Blairo Maggi e composta pelos prefeitos dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.





Fonte: Da Assessoria AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334687/visualizar/