Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 19 de Novembro de 2005 às 10:51

    Imprimir


Desde 2002, no dia 20 de novembro é feriado em Cuiabá. É quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, uma data propícia para a discussão do racismo. Uma boa oportunidade também para dar uma conferida em obras-primas do cinema que tratam do tema.

“A Cor Púrpura não pode faltar. Eu adoro esse filme, é muito comovente”, diz o roteirista de HQ Wander Antunes. O filme, dirigido por Steven Spielberg, se passa no início do século XX no estado americano da Geórgia e conta a história de Celie, uma menina negra de apenas 14 anos que é violentada pelo pai e acaba sendo vendida a Mister, que a trata como escrava. Regado a muito blues e contando com um elenco de primeira (estão lá Whoopi Goldberg, Danny Glover e Oprah Winfrey), A Cor Púrpura foi indicado a 11 Oscars e foi a estréia de Whoopi nos cinemas.

Já a publicitária Maria Aparecida Rodrigues sugere Homens de Honra, que conta a história de um jovem negro que tem o sonho de entrar na Marinha. Em plenos anos 40, porém, negros na Marinha apenas na cozinha. “O filme mostra uma história muito forte de perseverança, é um bom exemplo”, observa Maria Aparecida. Homens de Honra traz Cuba Gooding Jr., Robert De Niro e Charlize Theron no elenco.

Um filme mais recente e que aborda apenas como pano de fundo a questão do racismo é a indicação do produtor cultural José Paulo Traven. “Assisti há poucos dias o filme Coach Carter e gostei muito, porque é baseado em fatos reais e apesar de não ser um filme sobre discriminação racial, trata de ação afirmativa”, observa. Coach Carter, que traz Samuel L. Jackson como o personagem-título, narra a história de um técnico de basquete universitário que tirou sua equipe das quadras por conta das notas baixas. “Pra ele, basquete era o menos importante. Ele estava preocupado com o futuro de cada um daqueles meninos, cuja maioria era negra”, comenta Traven.

Mais dicas

Mas há outros grandes filmes que tratam direta ou indiretamente da temática do racismo. Na lista, não pode faltar A Outra História Americana, um filme chocante sobre um líder neonazista que revê seus pontos de vista depois de entrar pra prisão. Numa interpretação vigorosa de Edward Norton, acompanhamos a odisséia do personagem, desde o ambiente familiar regado à agressividade até às tentativas de desmotivar o irmão caçula a seguir o mesmo caminho de violência.

A Última Ceia, que rendeu o Oscar de melhor atriz à Halle Berry, é outro filme ímpar. Conta a história de um policial racista que acaba se envolvendo com uma negra. Numa direção precisa e emocionante de Marc Forster, A Última Ceia é um filme de adultos que emociona, choca e envolve.

Outra dica é Mississipi em Chamas, do diretor Alan Parker e com Gene Hackman e Willem Dafoe no elenco. Em plena década de 60, o FBI tem que se deslocar para o Mississipi por conta do assassinato de três ativistas dos direitos humanos. A suspeita pesa contra remanescentes da Ku Klux Kan, a famosa sociedade secreta racista dos Estados Unidos.

Serviço

A CVC Vídeo tem nove lojas em Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. Duas delas funcionam 24h – a do Posto Seminário e a da Praça do Chopão.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335078/visualizar/