Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 19 de Novembro de 2005 às 09:25
Por: Alecy Alves

    Imprimir


No Dia D de mobilização nacional de combate à dengue, agentes de saúde ambiental estarão na Praça Ipiranga hoje para alertar a população sobre a necessidade de ações continuadas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença.

A partir das 9 horas será encenada uma peça teatral relembrando lições básicas sobre como fazer para evitar que o ambiente doméstico se torne adequado à reprodução e proliferação do inseto. Também haverá distribuição de material educativo sobre o mesmo tema.

O diretor de Vigilância à Saúde e Ambiente, Gerson Blat, diz que embora essas ações já façam parte da rotina do serviço de saúde no município é sempre bom reforçá-las. Para Blat, o Dia D oferece aos municípios a oportunidade de ocupar espaços abertos pela mídia para alertar a população.

Em Cuiabá, a dengue está sob controle há pelo menos dois anos. Este ano, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município recebeu 90 notificações, mas confirmou laboratorialmente somente 10 casos da doença. O índice de infestação do mosquito - 1,1% para cada 100 moradias - está dentro do que o Ministério da Saúde convencionou como aceitável.

Entretanto, Gerson Blat lembrou que se a comunidade não mantiver atividades diárias de prevenção o município poderá enfrentar problemas. Eliminar os utensílios que acumulam água como garrafas e pneus e os reservatórios de água cobertos estão entre as medidas primárias.

No estado o quadro não é tão animador assim. Nos primeiros 9 meses do ano foi registrado o dobro do número de casos notificados em 2004. De 4.352 saltou para 8.466 - até setembro.

Por ser a dengue uma doença ciclíca, os órgãos de saúde pública temem que neste e no próximo ano ocorram epidemias semelhantes às registradas em 1997 e 98, que depois se repetiram em 2001 e 2002. Em 98, observa Blat, Cuiabá registrou milhares de casos e, a partir daí, começou a se reestruturar para enfrentar o problema. Agora, conclui ele, o município está colhendo dados positivos por ter criado políticas de combate a doença.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335106/visualizar/