Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 16:55
Por: Ana Moreira

    Imprimir


O vice-presidente do Banco Português de Gestão, Francisco Fonseca da Silva, e o diretor-adjunto, Pedro Pimentel, visitaram o patrimônio histórico de Cuiabá em recuperação, nesta sexta-feira (18.11) acompanhados pelo diretor do Instituto Brasileiro do Desenvolvimento Multifocal, Bernardo Wernik, o presidente da Cooperativa do Senado, José Afonso Jacomo e o presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas Habitacionais – Confhab, Jaime Calado. Eles foram recepcionados pelo senador Jonas Pinheiro, pela deputada Celcita Pinheiro e pelo secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira .

O Banco Português está sendo convidado a firmar parceria para integrar o Programa de Recuperação do Patrimônio Histórico de Mato Grosso, iniciativa do governador Blairo Maggi, que vem sendo acolhida por entidades financeiras nacionais e internacionais.

Na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a comitiva ficou encantada com o restauro que esta sendo feito nos antigos altares. Conhecedor da rica arquitetura mundial, o vice-presidente do Banco Português deu uma aula em suas impressões sobre o imóvel. “Esta igreja foi construída nos idos de 1700, sofreu varias intervenções, guardando o estilo maneirista e pos gótico. A técnica empregada na construção das paredes de taipa vem do norte de Portugal”, explicou Francisco Fonseca, que aproveitou para trocar informações com os arquitetos Estevão Alves e José Maria, ambos do Instituto Memória, entidade responsável pela obra, e com a equipe da paróquia.

É da deputada Celcita Pinheiro a gestão para que o Banco Português participe do Programa do Estado financiando parte do programa de revitalização do Centro Histórico, trecho de imóveis já inventariados no entorno da Igreja do Rosário e São Benedito. “Luto para que todos reconheçam e ajudem a recuperar este importante pedaço da Historia do Brasil e do mundo, que esta em Cuiabá”, disse.

“Entregar o patrimônio material do Estado de volta a sua população e uma das prioridades do governador Blairo Maggi”, frisou o secretário de Cultura, ao mostrar para a comitiva de empresários e parlamentares a Igreja do Bom Despacho (já revitalizada pelo Governo em parceria com o Banco do Brasil) e as obras de recuperação do Seminário da Conceição, sede do Museu de Arte Sacra que tem nesta primeira fase o apoio da John Deere.





Fonte: Assessoria-SEC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335247/visualizar/