Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 17 de Novembro de 2005 às 16:10

    Imprimir


O autor da emenda das Diretas, ex-governador Dante de Oliveira, será entrevistado para os arquivos da fundação e homenageado em almoço com a diretoria da FGV. A proposta é manter o acervo histórico de Dante, junto com o de Tancredo Neves, Ulisses Guimarães e outros nomes que fizeram história no país, com acesso para universidades e pesquisas via internet.

A trajetória pessoal, a carreira política e a experiência de quem vivenciou um dos períodos mais ricos da história do Brasil são os temas propostos pelos pesquisadores do Centro de Pesquisas e Documentação Histórica, da Fundação Getúlio Vargas, para a entrevista com o autor da emenda das Diretas, ex-governador Dante de Oliveira. O pedido aconteceu durante visita do diretor da FGV, Irapoan Cavalcante, ao escritório do ex-governador em Cuiabá. A entrevista ficará arquivada no acervo histórico da entidade, integrando o “Programa de História Oral do Brasil”.

A diretoria da Fundação Getúlio Vargas, através de Irapoan, formalizou convite para uma almoço de homenagem a Dante de Oliveira, em data a ser agendada para o início de dezembro. Ele adiantou que a diretoria pretende oficializar o pedido para que a Fundação seja a entidade escolhida para conservar e responsabilizar-se pelo acervo particular de Dante de Oliveira. Irapoan argumenta que a Fundação já abriga acervos históricos, e da mesma época, como os dos memoráveis Ulisses Guimarães e Tancredo Neves. “Seu acervo se encaixa rigorosamente nesse tempo, reporta a história da nossa democracia, com grande relevância”, diz Irapoan.

Dante de Oliveira, que tem seu acervo organizado, catalogado e mantido em Cuiabá, pediu tempo para avaliar com Terezinha Arruda, historiadora responsável pela manutenção do acervo, a possibilidade de transferência do material. São mais de três mil fotos, documentos, jornais e relatos.

A Fundação Getúlio Vargas oferece toda estrutura para conservação (climatização) do material, mantendo acordo onde o responsável ou familiares decidem como o material será utilizado. A proposta é que o acervo, parcial ou totalmente, seja disponibilizado na internet.




Fonte: Pau e Prosa de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335487/visualizar/