Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Novembro de 2005 às 08:50

    Imprimir


O Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, realiza nesta quinta-feira (17/11), a partir das 8h30, no Paiaguás Pálace Hotel, a “Oficina Territorial de Cuiabá”, com representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada de Mato Grosso.

A proposta do Ministério da Integração Nacional, que elabora o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste, é realizar em uma ação conjunta com os governos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, seis oficinas de trabalho para tratar dos aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais dessas regiões.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento, Arnaldo Alves, é importante se destacar que além dos recursos para a região Centro-Oeste para 2016, essas discussões também servirão de base para os estudos que integram a elaboração do Planejamento Estratégico MT 2025.

“A idéia é participar efetivamente da elaboração desse Plano Estratégico. E é fundamental buscarmos uma forma equilibrada para a aplicação dos recursos, de forma a garantir a sustentabilidade dos investimentos. Essas oficinas são muito importantes porque estão oportunizando que a sociedade estabeleça em conjunto com os Governos municipais, estaduais e Federal, o que ela quer para a sua região nos próximos 10 anos”, comentou Arnaldo Alves.

Estão previstas para acontecer seis oficinas. A primeira aconteceu ainda em outubro, no município de Chapadão do Sul (MS). As outras aconteceram em Campo Grande (MS) e Sinop (MT). Na seqüência estão previstas em Cuiabá (17/11), Pirenópolis (GO) no dia 22 de novembro e em Aruanã, também em Goiás (24/11).

O secretário de Planejamento Yênes Magalhães, fará a abertura do evento e defenderá em sua fala, a importância da participação popular nos processos de construção da sua própria história. “Sabemos que os recursos são escassos”, disse o secretário. “E se forem mal planejados então, de nada contribuirão para a melhoria do nosso desenvolvimento social e econômico. É hora de fortalecermos a região Centro-Oeste”, argumentou Yênes Magalhães.

Os trabalhos serão divididos da seguinte maneira: apresentação dos principais dados sócio-econômicos da região Centro-Oeste, elaboração de propostas em conjunto e posteriormente em grupos temáticos, apresentação das propostas e priorização das mesmas, eleição dos representantes em cada um dos temas.

Os “Representantes do Território” eleitos nas oficinas estarão participando em Brasília, em fevereiro de 2006, da elaboração do documento final para a publicação e início da sua execução.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335562/visualizar/