Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 15 de Novembro de 2005 às 11:00
Por: Karoline Garcia

    Imprimir


As conversas entre o PMDB e o PTB começam a render um projeto alternativo para a disputa ao governo do Estado no próximo ano. Por enquanto, o nome mais comentado para brigar pelo Paiaguás com o governador Blairo Maggi é o do deputado e presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa (PMDB).

A composição pode ter ainda o PL do deputado Welinton Fagundes, que propôs um encontro entre as siglas na próxima segunda-feira, em Cuiabá.

“O governador Blairo Maggi vai ter de suar a camisa nesse processo de reeleição. Ainda estamos conversando, mas muita coisa vai acontecer”, avaliou Carlos Bezerra, presidente regional do PMDB.

Bezerra, que chegou a apostar na migração de Maggi para o seu PMDB, hoje não vê no futuro uma aliança com o PPS, partido ao qual Maggi preferiu permanecer. “O PPS conversa e pára, conversa e pára. Assim complica e o momento começa a pedir definições”, declarou.

Também cansado de aguardar definições do partido de Maggi, o deputado Ricarte de Freitas (PTB) destacou que há mais de um ano as conversas começaram e até então não houve resposta. “O deputado Silval colocou seu nome à disposição e nós vamos lá conversar, saber do projeto. O PTB quer participar desse processo de discussão que começa agora. É um quadro indefinido, mas temos que conversar sempre”, avaliou.

Em âmbito nacional não há impedimentos para a coligação entre o PMDB, o PTB e o PL. Segundo Carlos Bezerra, isso pode ser feito inclusive para a disputa à Presidência, já que no dia 5 de março o partido vai referendar o seu candidato.

Por outro lado, também favorece o fato de nem o PL, nem o PTB estarem dispostos a ter candidatura própria, o que os coloca como possíveis aliados. “Nossa chapa na proporcional está pronta, fechada, por isso agora é hora de cuidar do campo majoritário”, destacou o presidente do PMDB, que afirma não saber ainda se vai entrar na disputa.

A reunião foi acertada durante encontro entre Welinton Fagundes e Carlos Bezerra no último fim de semana em Rondonópolis. Também devem participar do encontro o PSC e o PST.

PTB vira a bola da vez entre partidos

O PTB se coloca como a bola da vez na política partidária do Estado. Além do namoro com o PMDB, lideranças do PSDB não escondem o desejo de seguir para as eleições de 2006 ao lado dos petebistas.

Ao anunciar os recursos conseguidos pelo deputado federal Ricarte de Freitas (PTB) para obras da capital, o prefeito Wilson Santos (PSDB) deixou claro que a dobradinha seria uma grande cartada para a disputa do próximo ano. “Nós desejamos, queremos e precisamos do PTB. O PTB tem muito a ver com o PSDB”, arrematou Santos.

O encontro entre Ricarte e o prefeito aconteceu durante o anúncio de investimentos para a revitalização da lagoa do CPA e para a implantação do balneário da Ponte de Ferro. Os recursos, do Ministério dos Transportes, foram obtidos com o apoio de Freitas.

Para o deputado, a expectativa é que haja a contrapartida na forma de participação no governo municipal. “Queremos participar de forma efetiva, da elaboração de políticas públicas, de discussões internas. O PTB quer mostrar que é necessário ao município de Cuiabá”, afirmou Freitas.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335894/visualizar/