Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Maio de 2005 às 10:56

    Imprimir


Durante três dias primeiras damas dos municípios de Mato Grosso, psicólogas, pedagogas e assistentes sociais participam de um curso no auditório da OAB sobre as questões relacionadas ao trabalho social desenvolvido nos municípios. O curso é voltado para o aperfeiçoamento das práticas desenvolvidas nas secretarias de Promoção Social como, elaboração de projetos, relatórios e pareceres. .

“Capacitação de Instrumentais Técnicos e Indicadores Sociais”, são temas debatidos. Os profissionais estão conhecendo a realidade dos problemas sociais dos municípios mato-grossenses “O evento alem de servir como capacitação para os nossos profissionais é uma ótima oportunidade para se trocar experiências. Aqui ficamos sabendo sobre todos os projetos sociais desenvolvidos nos municípios” salienta a presidente da APDM, Jaqueline Aparecida Carlos Mendes. Cerca de 80% das pessoas que trabalham na área social nos municípios, estão participando do curso. A assistente social Leila de Sá Fortes, que veio de Tangará da Serra afirma que toda a capacitação é importante. Segundo ela, ninguém sabe tudo e é de extrema importância que a APDM desenvolva treinamentos desse porte. “Esse curso vai facilitar o trabalho desenvolvido nas prefeituras e melhorar o atendimento ao cidadão de baixa renda que tanto precisa do nosso serviço” garante Leila De acordo com Jaqueline, quase 90% das psicólogas e assistentes sociais que hoje estão trabalhando nos municípios, foram contratadas através da Associação de Primeiras Damas. Ela disse que entidade tem um banco de dados com centenas de currículos desses profissionais, sempre que uma secretaria tem necessidade do serviço recorre a associação.

Durante o evento os participantes estão preenchendo uma ficha de avaliação, onde deixam sua opinião sobre o curso e ainda que temas gostariam de estudar nos próximos treinamentos. “Dessa forma estaremos focando nossos encontros nas principais dificuldades encontradas no dia-a-dia de trabalho desses profissionais”, afirma a presidente da APDM.

Assistente Social - É o profissional que recebe todas as demandas sociais, quer dizer, ouve os pedidos das famílias carentes, faz o levantamento sócio econômico dessas pessoas e media o poder público e a sociedade. Depois de uma triagem e das visitas sociais para conhecer a realidade em que vivem essas famílias o papel do assistente social e encaminhar essas pessoas para projetos sociais desenvolvidos pela própria prefeitura ou pelo governo federal, como por exemplo, o bolsa escola. Além disso o profissional promove reuniões com grupos de jovens, gestantes e idosos e procura melhorar a qualidade de vida dessas famílias.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337021/visualizar/