Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 31 de Maio de 2005 às 09:27
Por: Lygia Lima

    Imprimir


O prefeito de Santo Antônio do Leste, Pedro Luiz Brunetta (PP), o vice-prefeito Adelar Tafarel (PSB), os vereadores eleitos Ângelo dos Passos de Oliveira (PMDB), Israel Rocha Santana (PT), Luiz Nogueira (PFL), Miguel Brunetta (PL), Lenir de Fátima Azolini (PFL) e os suplentes de vereador João Luiz Bife (PFL) e Wiran Ataídes (PDT) podem ser cassados esse mês em decorrência de crimes eleitorais como compra de votos e transferência fraudulenta de títulos de eleitores. Santo Antônio do Leste tem 2020 habitantes, mas o número de eleitores cadastrados nas últimas eleições foi superior a 2.500 votantes.

O Ministério Público moveu quatro ações em que pede a perda dos mandatos e dos direitos políticos dos acusados por crimes diferentes. O Tribunal Regional Eleitoral já acatou o pedido de revisão dos títulos visto que em uma amostragem realizada a pedido do Ministério Público foram sorteados 62 títulos, destes 34 eram fraudulentos e já foram cancelados.

O réu confesso, Wiran Ataídes que é suplente de vereador e presidente do PDT diz que resolveu confessar o crime de transferência de votos depois que descobriu que além dele, outras pessoas também estavam praticando o mesmo crime. Ele conta que em maio o prefeito reeleito Pedro Brunetta o teria procurado e lhe entregue formulários para transferência de títulos e dinheiro para que eleitores de outros municípios votassem em Santo Antônio do Leste. “Só que eu pensei que somente eu estaria fazendo isso, mas depois descobri que muita gente estava fazendo a mesma coisa e quando fui procurar o prefeito para demonstrar meu descontentamento com essa atitude ele disse que o importante era ganhar a eleição, e a partir daí comecei a ser retaliado, por isso acabei passando a ser colaborador da Justiça no caso”, afirmou.

De acordo com ele, o prefeito reeleito contou com o apoio de oito partidos, e acabou vencendo as eleições derrotando o candidato do PT, Reinaldo Coelho Cardoso. Wiran conta que o PT já havia denunciado a transferência irregular de títulos e chegado a filmar a entrega dos documentos para os eleitores, mas a denuncia acabou não sendo aceita pela Justiça Eleitoral na época.

No processo 062, além do prefeito, vice-prefeito, vereador Ângelo dos Passos de Oliveira, os suplentes João Luiz Bife (PFL) e Wiran Ataídes também são acusados do mesmo crime de transferência irregular. A audiência de instrução e julgamento está marcada para o dia 22 deste mês pelo juiz eleitoral Luiz Otávio Pereira Marques.

Já o vereador Israel Rocha Santana (PT) é acusado de compra de voto e a audiência está marcada para o dia 10. No mesmo dia, ocorre a audiência de outro processo onde os vereadores réus Luiz Nogueira (PFL) e Miguel Brunetta (PL) são acusados de compra de votos mediante a entrega de combustível para eleitores. A vereadora Lenir Azolini (PFL) terá a audiência no dia 13 deste mês. Ela é acusada de distribuir lotes e material de construção para eleitores com a conivência da primeira-dama Marlene Bife Brunetta.

O prefeito foi procurado para comentar as acusações, mas sua assessoria não deu retorno.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337068/visualizar/