Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 30 de Maio de 2005 às 16:44
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


A Escola Estadual Verena Leite de Brito, localizada na cidade histórica Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de Cuiabá), receberá neste ano uma reforma geral. A garantia foi dada pela secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, que esteve no município na última quarta-feira (25.05), para conhecer de perto a realidade educacional.

Com o anúncio da reforma da unidade, que foi inaugurada em 1981 e atende 1.238 estudantes, a diretora da escola, Dirce Maria França, acredita que o sonho da comunidade escolar finalmente será concretizado. “Como a secretária veio até aqui e averiguou de perto as nossas necessidades, tenho certeza que essa reivindicação, que é antiga, agora sai”.

Durante a visita, a secretária ainda liberou a entrega de carteiras escolares e pediu para os gestores da Verena Leite enviarem um projeto para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) solicitando a implantação de uma Horta Pedagógica. A instituição de ensino é uma das 20 no Estado que foi contemplada com o projeto Educom.rádio.

De acordo com Ana Carla, algumas irregularidades foram detectadas durante a visita. “Em uma análise primária pudemos observar que a escola precisa de algumas adequações. Encontramos até uma sala de madeira e é um compromisso do governador Blairo Maggi extinguir todas as escolas de madeira até 2006 e essa sala será substituída”, frisou Ana Carla.

PROFESSORES - Ao final da visita, a secretária se reuniu com mais de 70 servidores da unidade e lideranças do município. Questionada sobre as negociações salariais e investimentos feitos na área da educação ela frisou que o governo não dialoga de forma politizada. “Estamos fazendo ações que são possíveis de serem realizadas. Não estamos aqui para vender sonhos”, observou.

Ana Carla ainda acrescentou que nos dois primeiros anos de Governo, já foram pagos mais de R$ 27,5 milhões em Direitos aos Profissionais da Educação. “Eram direitos como adicionais noturnos e cartas de créditos, que estavam emperradas há diversos anos. Também fizemos o enquadramento dos servidores que cursaram o Arara Azul e garantimos a continuidade do curso que possibilita o acréscimo de 40% a mais no salário do servidor”, salienta.

Em relação às negociações salariais, a secretária esclareceu que o governo, em uma demonstração de abertura ao diálogo, concordou em participar do Fórum Estadual de Educação. A primeira reunião acontecerá nesta quarta-feira (01.06). “Vamos abrir os números e mostrar se é possível conceder um reajuste superior ao que já pagamos, que é de 6,13%. Este valor corresponde a 100% do INPC acumulado em 2004. É preciso esclarecer que cerca de 80% do nosso orçamento já está comprometido com a folha de pessoal e mais 11% com a manutenção das escolas. Nos resta muito pouco, para aplicar em infra-estrutura e mesmo assim já reformamos 245 escolas e construímos 57”, destacou.

Para finalizar, Ana Carla pediu mais empenho da gestão da Verena Leite de Brito, que até a visita ainda não havia enviado o Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE), imprescindível para o recebimento das verbas bimestrais usadas para manutenção e pequenos reparos da Escola. A superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Roberta Penna também estava presente na visita ao município.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337231/visualizar/