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Educação/Vestibular
Segunda - 30 de Maio de 2005 às 07:30

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São Paulo - O Consulado Geral do Canadá montou um sistema para evitar filas de espera de vistos, com agendamento prévio para a entrega de documentos e a conexão direta com agências de intercâmbio e turismo. Agora, quem quer fazer cursos no Canadá, por exemplo, pode encaminhar os papéis e receber o visto através dos próprio agentes, sem ter de ir ao Consulado em São Paulo.

O sistema foi lançado neste mês. Até então, geralmente os estudantes enfrentavam filas, muitas vezes sem ser atendidos no mesmo dia, ou recorriam a despachantes. Com a inclusão das agências, há mais opções para a contratação destes serviços.

“As agências entram diretamente no sistema online do Consulado e obtêm um código de barras referente a cada processo”, explica Jaqueline Aguilar, do Centro de Educação Canadense.

Para quem quer tratar de tudo pessoalmente, a mudança está no agendamento. O interessado pode ligar para o Consulado no telefone 11-5509–4343 e marcar um dia para entregar os documentos. “Em geral, a entrega está sendo agendada para uma semana depois”, informa Jaqueline. “Mas esperamos que este tempo seja reduzido em breve.”

No dia da entrega da documentação, o estudante também recebe um código de barras para ser atendido mais rapidamente na retirada do visto.

Antes do novo sistema, o interessado ia ao Consulado das 8h00 às 11h00 para entregar a documentação e tinha de voltar no período das 15h00 às 16h00 para retirar o visto. Com o aumento do interesse dos brasileiros pelo Canadá, esta rotina ficou complicada, obrigando à distribuição de senhas.

O Canadá já é o primeiro no ranking dos países mais procurados pelos brasileiros para estudar fora. Em 2004, o número de pedidos de visto feitos por brasileiros cresceu 60% em relação a 2003, enquanto os pedidos de visto de trânsito cresceram 250%.




Fonte: Agência Estado

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