Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 28 de Maio de 2005 às 16:04

    Imprimir


Em Mato Grosso, cerca de 25% da população sofre com doenças crônicas. Quase 120 mil pessoas são portadoras de três ou mais tipos de doenças.

O comerciante Nestor de Almeida sofre de hipertensão e há um mês teve que se submeter a um cateterismo - desobstrução das artérias - devido a um enfarte. Ele diz que já consegue conviver com a doença mas ainda não se acostumou com o preço dos medicamentos. "Os remédios são caros e para quem não tem condições a situação fica muito difícil".

Diabético desde os três anos de idade, o estudante de publicidade Aroldo Lima Verde aprendeu que a sobreviência e a qualidade de vida dependem da disciplina. "Os diabéticos, normalmente, ou são muito obesos ou muito magros. Eu consegui conciliar bem e levo uma vida normal".

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio realizada pelo IBGE em 2003, em Mato Grosso existem 726.465 pessoas com doenças crônicas (25% da população mato-grossense).

O médico Luis Scala disse que é preciso que o Serviço Público de Saúde (SUS) melhore a estrutura e que as pessoas façam sua parte. "Nós precisamos nos atualizar para podermos atender melhor a população".





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337550/visualizar/