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Universidade inicia construção do Centro de Educação e Investigação Científica
Com o intuito de fomentar a educação e investigação em Ciências junto às escolas públicas do município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciará a construção do Centro de Educação e Investigação Científica, que abrigará espaços de aprendizagem científica, laboratórios de informática e espaços de interação voltados para o atendimento e qualificação de docentes de Química, Física, Biologia e Matemática, de escolas da Educação Básica no Município.
O Projeto "Einstein", de autoria do doutor em Física Carlos Argüello, foi aprovado neste mês em edital do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no valor de R$ 470 mil, e prevê também a adequação e reforma dos espaços físicos de Ciências em cinco escolas do Município, além de estruturar um laboratório móvel de Ciências.
O centro, que terá uma área de 110 m² e será construído no complexo que abrigará a nova sede do campus da Unemat, em Cáceres, no anexo do Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia de Mato Grosso.
No local, uma oficina de 70m² está sendo ampliada e nela serão confeccionados experimentos que circularão como material didático e paradidático entre as escolas. "A idéia é produzir experimentos alternativos de baixo custo para utilização nas escolas e nas exposições de Ciências e Matemática", justifica o autor do projeto.
PLANETÁRIO
Outro projeto a ser instalado na área é um planetário móvel que teve a aquisição aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) em 2004. O planetário comporta de 30 a 40 pessoas e, segundo o professor Argüello, possibilitará a alunos e visitantes a ampliação do conhecimento sobre posição e movimento dos corpos celestes, podendo ainda ser objeto de estudo de ciências como Astronomia, Física, Mecânica e Matemática.
Coordenado por uma equipe constituída por quatro doutores, três mestres, quatro especialistas e um graduado, o projeto, articulado em consonância com uma proposta surgida em 2003, do Museu Interativo e Itinerante da Ciência, envolverá diretamente as Escolas Estaduais Onze de Março, São Luiz, Senador Mário Mota, Professora Ana Maria das Graças e a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.
Além de promover a implantação de uma metodologia investigativa para capacitação de professores na área de Ciências e Matemática, por meio do centro de educação e da ampliação dos espaços físicos nas escolas, o projeto busca a socialização dos conhecimentos científicos, com mostras itinerantes de divulgação científica e de atividades, tais como: publicação de livros sobre robótica para estudantes, participações em bienais e confecção de material escrito de divulgação das exposições do museu.
O Projeto "Einstein", de autoria do doutor em Física Carlos Argüello, foi aprovado neste mês em edital do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no valor de R$ 470 mil, e prevê também a adequação e reforma dos espaços físicos de Ciências em cinco escolas do Município, além de estruturar um laboratório móvel de Ciências.
O centro, que terá uma área de 110 m² e será construído no complexo que abrigará a nova sede do campus da Unemat, em Cáceres, no anexo do Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia de Mato Grosso.
No local, uma oficina de 70m² está sendo ampliada e nela serão confeccionados experimentos que circularão como material didático e paradidático entre as escolas. "A idéia é produzir experimentos alternativos de baixo custo para utilização nas escolas e nas exposições de Ciências e Matemática", justifica o autor do projeto.
PLANETÁRIO
Outro projeto a ser instalado na área é um planetário móvel que teve a aquisição aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) em 2004. O planetário comporta de 30 a 40 pessoas e, segundo o professor Argüello, possibilitará a alunos e visitantes a ampliação do conhecimento sobre posição e movimento dos corpos celestes, podendo ainda ser objeto de estudo de ciências como Astronomia, Física, Mecânica e Matemática.
Coordenado por uma equipe constituída por quatro doutores, três mestres, quatro especialistas e um graduado, o projeto, articulado em consonância com uma proposta surgida em 2003, do Museu Interativo e Itinerante da Ciência, envolverá diretamente as Escolas Estaduais Onze de Março, São Luiz, Senador Mário Mota, Professora Ana Maria das Graças e a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.
Além de promover a implantação de uma metodologia investigativa para capacitação de professores na área de Ciências e Matemática, por meio do centro de educação e da ampliação dos espaços físicos nas escolas, o projeto busca a socialização dos conhecimentos científicos, com mostras itinerantes de divulgação científica e de atividades, tais como: publicação de livros sobre robótica para estudantes, participações em bienais e confecção de material escrito de divulgação das exposições do museu.
Fonte:
RMT Online
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337556/visualizar/
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