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Politica Brasil
Sábado - 28 de Maio de 2005 às 06:59
Por: Faustino Vicente

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“Há vagas no comércio,mas os lojistas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais de venda com talento e experiência”. Essa frase faz parte de uma reportagem jornalística e está intimamente ligada a excelência no atendimento, e no relacionamento com os clientes.Vendas, essa verdadeira arte milenar,exige,cada vez mais, conduta ética, competência técnica e habilidade eclética.

Mas,quais seriam as razões que estariam levando os empresários a exigirem elevada qualificação profissional de seus funcionários? Entre elas destacamos a maior exigência por parte dos consumidores, a revolução tecnológica, o novo estilo de vida gerado pela crescente participação da mulher no mundo dos negócios, os “efeitos colaterais” da globalização, o aumento do número da concorrência e a perda do poder aquisitivo provocada pela escalada de desemprego. Somam-se,ainda, o impacto da carga tributária e as altas taxas de juros, na redução da margem de lucratividade das empresas.

Com todos esses desafios no horizonte os candidatos às vagas disponíveis terão que superar a expectativa da empresa contratante.Além da qualificação profissional,que permite comunicar-se adequadamente com os clientes,o vendedor deve revelar valores subjacentes,tais como: humildade para “ser um eterno aprendiz”, criatividade no desenvolvimento do processo de associação de idéias, habilidade no relacionamento interpessoal e solidariedade para trabalhar em equipe.Acrescente-se, a percepção de que o mundo é dos curiosos. As vendas,nos dias de hoje,dependem de uma série de valores-chave como a credibilidade, produto ou serviço de excelente qualidade, sistema diferenciado de atendimento ao cliente e gestão inovadora.

Não podemos nos esquecer do preço, planos de pagamento,prazo de entrega e serviços complementares como são oferecidos pelos shopping centers através da enorme concentração de ofertas. Pós-vendas é alavanca para fidelização. Já não basta vender é preciso conquistar a mente do cliente – lugar onde não cabem dois primeiros colocados. O marketing – “que não é uma batalha de produtos,mas uma guerra de percepção” – nos leva a concluir que o diferencial entre o fracasso e o sucesso de uma empresa, encontra-se no SEG - sistema de excelência da gestão – um conjunto de estratégias,políticas e normas de procedimento, que devem ser compartilhadas, apaixonadamente, por todos os dirigentes e funcionários.

Evidência exemplar dessa nossa afirmação está no setor de aviação,onde empresas – com elevado conceito e muita experiência amargam prejuízos, enquanto outras mais novas festejam lucros e crescente participação no mercado.Detalhes sobre esse segmento têm sido destaque em todos os meios de comunicação.O curioso é que os aeroportos são os mesmos, os fabricantes dos aviões também, o espaço aéreo idem, a tripulação tem a mesma formação técnica restando,naturalmente, o sistema de excelência da gestão. A variabilidade, a perecibilidade, a intangibilidade e a inseparabilidade, características essenciais da prestação de serviços, exigem que o processo de melhoria da qualidade faça da inovação o fator que excede a expectativa do cliente - encantando-o.

A empresa pode perder uma venda, pode até perder um cliente,mas nunca deve perder a sua identidade – um de seus dois patrimônios intocáveis - a sua marca. O outro? Seus recursos humanos.Para os apaixonados por vendas,e para os que sonham com um carreira bem-sucedida, lembramos um pouquinho da genial estilista – Gabrielle “Coco” Chanel – (1883-1971) “Eu criei um estilo de vida para o mundo inteiro;Não há nada que se assemelhe.” Ela,nos anos 1920,liberou as mulheres do uso de corpetes introduzindo uma moda feminina elegante,confortável e casual “dando as mulheres a possibilidade de rir e comer,sem necessariamente desmaiar”.

* Faustino Vicente – Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – tel.(011) 4586.7426 – Jundiaí (Terra da Uva) SP




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