Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 28 de Maio de 2005 às 06:41
Por: Breno Isernhagen

    Imprimir


Os grandes mestres da humanidade têm alguns hábitos que os tornam dignos de serem admirados: a serenidade, o perdão e a mãe de todas as virtudes, a gratidão.

Gandhi, Madre Teresa, Nelson Mandela, para citar apenas três, tocam nossos corações não apenas pelos seus grandes feitos, mas pela forma como os alcançaram. Nenhum deles tinha dinheiro ou altas posições na escala do poder. Seu poder vinha de sólidos princípios e da fortaleza moral que os protegia, não contra ataques físicos, mas contra ataques às suas idéias, sua mensagem, sua missão. Isso só foi alcançado porque eles tinham algo que todos nós temos, mas contra o qual nem sempre lutamos: um inimigo.

Graças a um inimigo poderoso temos a chance de fortalecer nosso caráter. Um bom inimigo nos tira da zona de conforto e nos faz lutar pelo que acreditamos ser certo. Um inimigo valoroso nos força a desenvolver aquilo que distingue os grandes homens e mulheres dos simples mortais, aquilo que é a fonte da verdadeira felicidade: um bom coração.

Existem dois tipos de inimigo: o externo e o interno. Quando você lida com um inimigo externo de forma sensata e leal, ele pode se tornar seu amigo. O inimigo interior é mais ladino e sempre está presente, necessitando de policiamento constante. Este é o verdadeiro inimigo e se manifesta através da raiva, da ingratidão, da preguiça, das dúvidas, do medo e outros sentimentos negativos que nunca dormem.

O maior inimigo de Gandhi não era o Império Britânico, mas o instinto de reagir com a mesma violência. O maior inimigo de Madre Teresa não era o descaso dos poderosos, mas talvez fosse a falta de forças para ajudar um doente a mais. O maior inimigo de Mandela não era o governo racista da África do Sul, mas a insanidade da solidão de uma cela.

Grandes homens e mulheres desenvolveram a capacidade de manter a serenidade durante os tempos difíceis, perdoavam seus inimigos externos, procurando sempre transformá-los em amigos e, acima de tudo, eram gratos pelas bênçãos diárias, por menores que fossem.

Você deu uma topada e ficou com vontade de xingar a pedra? Seja grato pelo fato de ter um pé. Algo aconteceu e te deixou com raiva? Seja grato pela oportunidade de manter a calma. Está com inveja de alguém? Seja grato pela oportunidade de ser feliz pelo seu próximo. Está com vontade de se vingar de alguém? Seja grato pela oportunidade de manter a serenidade e exercer o perdão. Sempre que seu inimigo interior te atacar, lembre-se: quanto maior o oponente, maior a glória de derrota-lo, mais forte você se torna, mais serena será a paz depois da batalha.

Grandes almas, grandes inimigos.

Qual inimigo vai te deixar mais forte hoje?

Breno Isernhagen é consultor empresarial da Business Center Contato: www.semmaisdesculpas.com.br e contato@semmaisdesculpas.com.br




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337686/visualizar/