Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 27 de Maio de 2005 às 21:20

    Imprimir


Cemat realiza campanha você pode respirar melhor!

Segundo o último Censo do IBGE, 32,5% da população brasileira fuma. O hábito de fumar mata cerca de 150 mil pessoas ao ano no Brasil, cerca de 775 mil crianças e adolescentes começam a fumar por ano, sendo que 248 mil delas vão morrer precocemente por causa da dependência. Estima-se que há cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes fumantes no Brasil e que 90% dos fumantes aderem ao cigarro antes dos 20 anos.

No ambiente empresarial, a perda de produtividade do fumante chega a 18%, segundo informações disponibilizadas no site www.helpfumo.com.br, coordenado pelo médico pneumologista Ciro Kirchenchtejn. As faltas ao ano em decorrência de problemas relacionados ao hábito de fumar chegam a 6,5 dias.

Preocupada com a saúde de seu funcionário, a Cemat desenvolve neste 31 de Maio, Dia Mundial de Combate ao Fumo, a Campanha Interna Você pode respirar melhor! Todos os anos a Empresa realiza ações semelhantes de conscientização sobre os males provocados pelo hábito de fumar.

Desta vez, serão realizados arrastões de combate ao fumo em todas as salas, com distribuição de panfletos, colagem de cartazes e realização de palestras. Uma ação cultural também será realizada no prédio central e no Complexo Barro Duro, mas como é surpresa, o DRH não divulgou qual será a atração. A programação será realizada pela manhã na sede, no Morro da Luz, e a partir das 13h30 no Barro Duro e na agência da Barão de Melgaço (antiga Prainha).

Nas regionais da Cemat em Sinop, Tangará da Serra, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças os técnicos de Segurança da Empresa serão os responsáveis pela realização da campanha, que prevê palestras e distribuição de panfletos sobre a temática do fumo.

Mas, outras atitudes da distribuidora de energia também favorecem o abandono do vício de fumar. Há cerca de um ano foram instalados fumódromos nos prédios da Empresa. Na sede do Morro da Luz, por exemplo, foram determinados apenas três locais para fumar. Eles ficam localizados em áreas externas e com ventilação. "Houve diminuição no número de vezes que o cematiano sai da sala para fumar depois que essa regra foi estabelecida ", comemora a técnica em Enfermagem da Cemat, Sandra Mara Rosa Silva.

Outra ação permanente e que será intensificada neste dia 31 de maio é a orientação que as duas assistentes sociais, a psicóloga e a técnica em enfermagem da Cemat irão fazer para que os fumantes que desejam largar o cigarro procurem tratamento especializado com pneumologistas.

"A Cemat acredita que ações como essas melhoram a saúde das pessoas, facilita os relacionamentos e melhora o ambiente de trabalho", reforça a gerente do DRH, Adriana Martello Valero.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337724/visualizar/